ESTUDO DE PLACAS CIMENTÍCIAS PARA USO EM HABITAÇÕES POPULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Thaisa Lana Pilz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Júlia Ribeirete de Souza Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Janilce dos Santos Messias Negrão Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Nicolle Christine Sotsek Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Thalyta Genaro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Placas cimentícias, 5W1H, Revisão Sistemática da Literatura, Habitação Popular

Resumo

Este trabalho trata do elemento de vedação de moradias populares aproveitando materiais recicláveis. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma revisão sistemática a fim de identificar pesquisas de impacto para o entendimento da técnica e de aplicação dos painéis que utilizam materiais recicláveis em habitações. Dentro deste escopo se incluem a identificação dos materiais utilizados, os traços das misturas, os resultados de testes (resistência, absorção de água, etc.), tempo destinado a execução da pesquisa e se há ou não possibilidade ou utilizá-las futuramente em projetos de habitações populares. O foco do estudo é buscar artigos que possibilitem a produção artesanal, isto é, o propósito é que no futuro o próprio morador e os voluntários possam produzir o máximo possível da moradia com as próprias mãos. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura nas bases de dados eletrônicas, buscando bibliografias tanto em inglês como em português, cobrindo os artigos, de revista e de congresso. Foi feita a seleção e análise dos trabalhos científicos e a extração de dados segundo a ferramenta 5W1H. Trata-se de um resumo da ideia geral dos artigos selecionados que apresentam grande relevância na pesquisa. Os resultados parecem válidos, chegou-se a traços promissores, entretanto são necessários novos estudos e prosseguimento com o desenvolvimento das placas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Lana Pilz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (PPGEP - UFPR) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC - CCT). Membro do Grupo de Estudo de Inovação Tecnológica (GESIT - UFPR, Paraná, Brasil) e do corpo editorial da Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (Relainep).

Júlia Ribeirete de Souza Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Acadêmica de graduação em Engenharia Civil na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Participou de iniciação tecnológica no Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica (GESIT), onde estudou a obtenção de elemento inovador da construção civil a partir de lixo seco, por meio de pesquisas e testes laboratoriais. Bolsista do projeto de extensão Água & Ação, que realiza projetos de educação ambiental, e presta assistência à comunidade por meio de ações preventivas e trabalhos comunitários, visando amenizar fenômenos como inundações, desmoronamentos em margens de rios, suas causas e consequências.

Janilce dos Santos Messias Negrão, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins - Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (1998) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (2002), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (2017). Conselheira do CREA-PR pela ABENC/PR no mandato de 2012-2014, Diretora do CREA-PR nos mandatos de 2013 e 2014, Coordenadora da CEAP (Comissão de Educação e Atribuição Profissional) CREA-PR em 2013 e 2014, Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis - ABENC/PR por dois mandatos, de 2006 a 2012, Professora da Universidade Tuiuti do Paraná de 2007 a 2013 e da PUC-PR de 2011 a 2015. Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da UFPR durante o primeiro semestre de 2018. Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Construção Civil, Planejamento de Obras, Sistemas de Gestão da Qualidade, Ergonomia e Segurança do Trabalho.

Nicolle Christine Sotsek, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Assistente do Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná, foi bolsista da Capes e trabalhou na área de Prospecção Tecnológica com ênfase no setor madeireiro. Graduanda no curso Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Paraná. Participou do Programa de Intercâmbio- Brafitec convênio com a ESB (Ecole Supérieure du Bois)- Nantes/FR

Thalyta Genaro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Acadêmica da Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná.

Publicado
2020-01-23
Como Citar
LANA PILZ, T.; FERREIRA, J. R. DE S.; NEGRÃO, J. DOS S. M.; SOTSEK, N. C.; GENARO, T. ESTUDO DE PLACAS CIMENTÍCIAS PARA USO EM HABITAÇÕES POPULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0056-0062, 23 jan. 2020.
Seção
General Articles