Conciliando a carreira docente e família: um estudo comparativo entre professoras de instituição de ensino superior pública e privada

Autores

  • Michele Morais Oliveira
  • Raquel Santos Soares Menezes Professora do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa/ Campus Rio Paranaíba
  • Valderi de Castro Alcântara Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras
  • Francielih Dorneles Silva Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa/ Campus Rio Paranaíba
  • Nayara Nogueira Silva Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa/ Campus Rio Paranaíba

Resumo

A crescente escolarização das mulheres possibilitou o ingresso destas em profissões que exigem maior qualificação como as de docentes no ensino superior. É importante compreender os aspectos que afetam o cotidiano destas profissionais em busca constante por crescimento em suas carreiras e as maneiras utilizadas para conciliar família e trabalho. Neste sentido, este estudo buscou analisar, comparativamente, como mulheres docentes em uma universidade pública e em uma universidade privada conciliam trabalho e família cotidianamente. Optou-se pela abordagem quanti-qualitativa como perspectiva metodológica e como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, com perguntas abertas e fechadas. Pode-se afirmar que, mesmo com algumas diferenças, de forma geral, os resultados indicaram que o cotidiano das professoras e a gestão do trabalho e da família apresentam similaridades.

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Publicado

2015-09-23

Como Citar

Oliveira, M. M., Menezes, R. S. S., Alcântara, V. de C., Silva, F. D., & Silva, N. N. (2015). Conciliando a carreira docente e família: um estudo comparativo entre professoras de instituição de ensino superior pública e privada. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 26(1), 69–102. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3699

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