Percepção do trabalho do agente comunitário de saúde pelos usuários atendidos nas unidades básicas de saúde da família de Viçosa, MG: tarefas realizadas e normas prescritas

Autores

  • Gracilene Maria Almeida Muniz Braga
  • Simone Caldas Tavares Mafra Universidade Federal de Viçosa
  • Emília Pio da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Andreia Patrícia Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Mônica Santos Souza Melo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é considerado referencia pelas famílias para o acesso aos serviços de saúde.  O objetivo do presente trabalho foi conhecer a opinião dos indivíduos vulneráveis (hipertenso, gestante, idoso e diabético) sobre o trabalho do ACS. Usando uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizou-se para a coleta de dados entrevista semiestruturada com 48 indivíduos vulneráveis que constituiu a amostra deste estudo, sendo 13 hipertensos, 9 gestantes, 13 idosos e 13 diabéticos, das 13 Unidades Básicas de Saúde da Família de Viçosa. Para a análise dos dados utilizou-se a análise do conteúdo e estatística descritiva. Os dados demonstraram que, 82% dos entrevistados acreditam que o trabalho do ACS contribui para acesso aos serviços de saúde e 62% alegaram conhecer as atribuições e tarefas dos ACS.  Apenas 40% dos indivíduos associaram as tarefas dos ACS ao acompanhamento das famílias e 23% à visita domiciliar.   Assim, sugere-se um reposicionamento do ACS para um lugar de maior destaque na ESF a partir da compreensão do trabalho desenvolvido pelos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracilene Maria Almeida Muniz Braga

GRACILENE MARIA ALMEIDA MUNIZ BRAGA, filha de Walney Wilton Muniz Vieira e Maria das Graças Almeida Vieira, nascida em 23 de Novembro de 1973 em Vitória, Espírito Santo Brasil.

Em 2000 ingressou no curso de graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitória, formando-se em 2004.

Em março de 2007 ingressou no curso Lato Sensu “Direito Agrário e Ambiental” na Universidade Federal de Viçosa (UFV), finalizando em março de 2009.

Em março de 2012 ingressou no Programa de Pós Graduação do Departamento de Economia Doméstica em nível de Mestrado pela Universidade Federal de Viçosa, submetendo-se a defesa em março de 2014.

Simone Caldas Tavares Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Docente do Departamento de Economia Doméstica e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa

Emília Pio da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Pós Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa

Andreia Patrícia Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Docente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Mônica Santos Souza Melo, Universidade Federal de Viçosa

Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa

Referências

BRAGA, Gracilene Maria Almeida Muniz. O planejamento do trabalho do Agente Comunitário de Saúde e sua interface com o acesso dos usuários aos serviços de saúde de Viçosa, Minas Gerais. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
___________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
___________. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Programa agentes comunitários de saúde (PACS). Brasília, DF. 2001.
FRAGA, Otávia de Souza; ARAÚJO, Carmem Emmanuely Leitão. Agente Comunitário de Saúde: Elo entre a comunidade e a equipe da ESF? Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2665.pdf> Acesso em: 21 nov. 2013.
GOMES, Karine de Oliveira; COTTA, Rosângela Minardi Mitre; CHERCHIGLIA, Mariângela Leal; MITRE, Sandra Minardi; BATISTA, Rodrigo Siqueira. A Práxis do Agente Comunitário de Saúde no Contexto do Estratégia Saúde da Família: reflexões estratégicas. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.18, n.4, 2009, p.744-755,
MARTINES, Wânia Regina Veiga; CHAVES, Eliane Corrêa. Vulnerabilidade e sofrimento no trabalho do Agente Comunitário de Saúde no Programa de Saúde da Família. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. 3, 2007, p.426-33.. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n3/12.pdf> Acesso em: 23 nov. 2013.
NASCIMENTO, Keyla Cristiane; ERDMANN, Alacoque Lorenzini. Perfil dos Agentes Comunitários de Saúde e as ações de cuidado aos clientes portadores de hipertensão arterial. Revista RENE. Fortaleza, v. 6, n. 3, 2005, p. 95-104.
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V. 1, N0 3, 20, 1996.
NOGUEIRA, Roberto Passos. O trabalho do agente comunitário de saúde: entre a dimensão técnica “universalista” e a dimensão social “comunitarista”. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 6, n. 10, 2002, p.75-94.
NORONHA, Maria Glícia Rocha da Costa e Silva; CARDOSO, Paloma Sodré; MORAES, Tatiana Nemoto Piccoli; CENTA, Maria de Lourdes. Resiliência: nova perspectiva na Promoção da Saúde da Família? Ciência & Saúde Coletiva, v.14, n.2, 2009, p. 497-506.
PINTO, Adriana Avanzi Marques, FRACOLLI, Lislaine Aparecida. O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da promoção da saúde: considerações práxicas. Revista Eletrônica Enfermagem [Internet]. V. 12, n. 4, 2010, p. 766-9. Disponível em <http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n4/v12n4a24.htm> Acesso em: 23 nov. 2013.
PUPIN, Viviane Milan; CARDOSO, Cármen Lúcia. Agentes Comunitários de Saúde e os sentidos de “ser agente”. Estudos de Psicologia, v. 13, n. 2, 2008, p. 157-163.
ROSA, Walisete de Almeida Godinho; LABATE, Renata Curi. Estratégia Saúde da Família: A Construção de um novo modelo de assistência. Revista Latino-americana Enfermagem. v. 13, n. 6, 2005, p. 1027-34. Disponível em <http://www.eerp.usp.br/rlae>. Acesso em: 22 nov. 2013.
ZANELLI, José Carlos. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos de Psicologia. v. 7, 2002, p. 79-88. Número Especial.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Braga, G. M. A. M., Mafra, S. C. T., Pio da Silva, E., Gomes, A. P., & Melo, M. S. S. (2016). Percepção do trabalho do agente comunitário de saúde pelos usuários atendidos nas unidades básicas de saúde da família de Viçosa, MG: tarefas realizadas e normas prescritas. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 27(1), 79–95. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3700

Edição

Seção

Artigos