Profile of research on elderly people in Brazil. Considering such knowledge, how should social policies for elderly people be developed? A reflection based on CAPES database (1988-2009)
Resumo
O Brasil não é jovem, é idoso, e pesquisas são necessárias para responder questões emergentes sobre este envelhecimento em curso. Considerando a pesquisa importante na estruturação de políticas sociais ao idoso, utilizou-se o Banco de Dados de Teses da CAPES no período de 1988 a 2009. O ano de 1988 foi o marco, por ser o ano da promulgação da Constituição Federal do Brasil, que coloca família e Estado como responsáveis pela integridade do idoso. O estudo evidenciou que, para estruturar políticas sociais para o idoso a partir de pesquisas, há um caminho extenso a percorrer. As dissertações e teses defendidas e analisadas, encontram-se centradas nas Instituições da Região Sudeste, que tem os melhores indicadores sociais para esta população em renda, moradia, educação, emprego, aposentadoria, intensificando as diferenças no processo de envelhecimento, considerando as demais Regiões. Conclue-se que, as pesquisas em envelhecimento nas Regiões precisam avançar, priorizando gaps apresentados no conhecimento, para que possam subsidiar a estruturação de programas e políticas sociais compatíveis com o perfil de envelhecimento nas diferentes Regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98