Análise por gênero da produção do corpo docente dos cursos de Economia nas Universidades Federais de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.355Palavras-chave:
Gênero, Universidades Federais de Minas Gerais, Produção científica,Resumo
O presente trabalho analisa a produção do corpo docente dos cursos de Economia nas universidades públicas de Minas Gerais, em 2017. Para tanto, parte-se da verificação percentual dos professores dessa área, de acordo com o gênero. Ao estabelecer a hipótese de que há um número desproporcional de homens em relação às mulheres, busca-se, pela elaboração de um índice, medir a produção desses docentes levando em consideração a pesquisa (publicação em periódicos). Esse índice é criado com o intuito de concluir se existe indício de desigualdade de gênero no corpo docente de economia nas universidades em questão. Constatou-se que os homens representam 70% do total dos indivíduos estudados, e que a produção científica não foi um fator que justifica tal desproporção de gênero no corpo docente de Economia nas universidades federais de Minas Gerais.Downloads
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