Mudanças sociais, família e escola: impactos no desempenho escolar de um adolescente

  • Talícia Calais Vaz de Melo Universidade Federal de Viçosa
  • Lílian Perdigão Caixêta Reis Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Famílias, Escola, Adolescentes,

Resumo

A família e a escola exercem papel importante no desenvolvimento dos alunos, mas a sociedade sofreu transformações que provocaram mudanças na organização desses contextos, com repercussões para todos os membros que ali estão inseridos. Para discutir o impacto dessas questões no processo de ensino e aprendizagem dos adolescentes, objetivou-se analisar a relação família, escola e adolescente, para compreendermos suas percepções sobre o desempenho escolar do aluno. Trata-se de pesquisa qualitativa, estruturada a partir do estudo de caso, conduzido com o aluno matriculado no 7º ano de uma Escola Estadual do interior de Minas Gerais. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a família, o adolescente e a supervisora pedagógica. A análise e interpretação dos dados foram feitas pelo Método de Análise de Conteúdo, tomando-se como referência contribuições teóricas sobre o desempenho escolar e o ciclo de vida familiar. Os resultados apontaram que o aluno tem baixo desempenho escolar; percebe-se que seja por influências internas e externas, pelas situações conflituosas vivenciadas na relação intrafamiliar, mas segundo relatos da mãe e supervisora, também por mudanças de escola e troca de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talícia Calais Vaz de Melo, Universidade Federal de Viçosa
Psicóloga, Psicopedagoga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica, do Departamento de Economia Doméstica, na linha de pesquisa: Família, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social, da Universidade Federal de Viçosa.
Lílian Perdigão Caixêta Reis, Universidade Federal de Viçosa
Bacharela e Licenciada em Psicologia e  Pós – doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Publicado
2018-10-03
Como Citar
Melo, T. C. V. de, & Reis, L. P. C. (2018). Mudanças sociais, família e escola: impactos no desempenho escolar de um adolescente. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 29(1), 5-22. https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.375