Interface entre o projeto de implementação do PNHR nos municípios de Guiricema e São Miguel do Anta-MG e a realidade das famílias contempladas

  • Suellen Nascimento dos Santos Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
  • Neuza Maria da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
  • Lilian Perdigão Caixeta Reis Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
  • Maristela Siolari da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as realidades de moradia contempladas pelo PNHR buscando descrever a importância atribuída aos cômodos da casa rural pelos moradores e em que medida o Programa se adequa à realidade das famílias camponesas dos municípios de Guiricema e São Miguel do Anta, MG. Como referencial teórico foi feito um levantamento histórico das funções dos espaços da casa no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva em que foi entrevistada uma amostra de 55 famílias. Os resultados assinalaram que o Programa não contempla as expectativas de moradia das famílias rurais, por apresentar um caráter urbano, apesar da cultura rural apresentar forte influência da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
Graduação em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Mestrado no Departamento de Economia Doméstica pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da mesma universidade.
Neuza Maria da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
Doutora em Economia da Família e do Consumidor – Pordue University (1994), Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil
Lilian Perdigão Caixeta Reis, Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
Doutora pela UFBA e professora adjunto do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil
Maristela Siolari da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV / MG
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharias de São Carlos da Universidade de São Paulo e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil

Referências

ALGRANTI, L. M. Famílias e vida doméstica. In: SOUZA, Laura de Melo e (Org.). História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. P. 83-155.

ALVES, J. E. D.; CAVENAGHI, S. Déficit habitacional, famílias conviventes e condições de moradia. 2005. Disponível em: < http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/outraspub/Demographicas3/demographicas3artigo9_257a286.pdf> Acesso em: nov 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Acesso em: nov 2013.

_______________.Decreto Nº7.499, de 16 de Junho de 2011. Disponível em: Acesso em: nov 2013.

_______________. Lei n. 12.424, de 16 de Junho de 2011. Disponível em: Acesso em: mar 2013.

_______________. Portaria interministerial nº 395, de 26 de agosto de 2011. Disponível em: Acesso em: nov 2013.

_______________. Portaria interministerial nº 229, de 28 de maio de 2012. Disponível em: < http://www.cehap.pb.gov.br/arqs/legislacao/original/201211201232420000006159.pdf> Acesso em: nov 2013.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Programa Nacional de Habitação Rural. Disponível em: < http://www.caixa.gov.br > Acesso em: mar 2013.

CAMARGO, E. N. Casa, doce lar: O habitar doméstico percebido e vivenciado. São Paulo: Annablume, 2010.

CANDIDO, A. Os parceiros do rio bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 4.ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.

LEMOS, C.A.C. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996.

WISSENBACH, M. C. C. Da escravidão à liberdade: dimensões de uma privacidade possível. História da Vida Privada no Brasil. V. 3: República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pg. 49-91.
Publicado
2015-09-23
Como Citar
Santos, S. N. dos, Silva, N. M. da, Reis, L. P. C., & Silva, M. S. da. (2015). Interface entre o projeto de implementação do PNHR nos municípios de Guiricema e São Miguel do Anta-MG e a realidade das famílias contempladas. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 26(1), 46-68. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3698
Seção
Artigos