Interface entre o projeto de implementação do PNHR nos municípios de Guiricema e São Miguel do Anta-MG e a realidade das famílias contempladas
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as realidades de moradia contempladas pelo PNHR buscando descrever a importância atribuída aos cômodos da casa rural pelos moradores e em que medida o Programa se adequa à realidade das famílias camponesas dos municípios de Guiricema e São Miguel do Anta, MG. Como referencial teórico foi feito um levantamento histórico das funções dos espaços da casa no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva em que foi entrevistada uma amostra de 55 famílias. Os resultados assinalaram que o Programa não contempla as expectativas de moradia das famílias rurais, por apresentar um caráter urbano, apesar da cultura rural apresentar forte influência da cidade.
Downloads
Referências
ALVES, J. E. D.; CAVENAGHI, S. Déficit habitacional, famílias conviventes e condições de moradia. 2005. Disponível em: < http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/outraspub/Demographicas3/demographicas3artigo9_257a286.pdf> Acesso em: nov 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br > Acesso em: nov 2013.
_______________.Decreto Nº7.499, de 16 de Junho de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br > Acesso em: nov 2013.
_______________. Lei n. 12.424, de 16 de Junho de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br > Acesso em: mar 2013.
_______________. Portaria interministerial nº 395, de 26 de agosto de 2011. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/Arquivos_PDF/PortariaInterministeral395_260811.pdf> Acesso em: nov 2013.
_______________. Portaria interministerial nº 229, de 28 de maio de 2012. Disponível em: < http://www.cehap.pb.gov.br/arqs/legislacao/original/201211201232420000006159.pdf> Acesso em: nov 2013.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Programa Nacional de Habitação Rural. Disponível em: < http://www.caixa.gov.br > Acesso em: mar 2013.
CAMARGO, E. N. Casa, doce lar: O habitar doméstico percebido e vivenciado. São Paulo: Annablume, 2010.
CANDIDO, A. Os parceiros do rio bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 4.ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
LEMOS, C.A.C. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996.
WISSENBACH, M. C. C. Da escravidão à liberdade: dimensões de uma privacidade possível. História da Vida Privada no Brasil. V. 3: República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pg. 49-91.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98