Qualidade de vida e envelhecimento bem-sucedido nas relações de trabalho a partir de uma análise fílmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v30i2.9389

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Envelhecimento Bem-sucedido. Análise Fílmica

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar através do filme “ A Juventude” como os fatores e situações que permeiam o envelhecimento, podem impactar ou interferir de maneira positiva e/ou negativa na qualidade de vida e no envelhecimento bem-sucedido da pessoa idosa. Nesse sentido, pode-se identificar mediante a análise fílmica que, considerando os conceitos de qualidade de vida no envelhecimento e envelhecimento bem-sucedido, identificou-se que a qualidade de vida dos personagens idosos esteve diretamente relacionada com categoria trabalho. Além disso, concluiu-se que os conceitos de qualidade de vida e envelhecimento bem-sucedido são subjetivos, pois, advém do modo que cada um dos personagens principais vivenciaram o processo de envelhecimento e também de suas experiências de vida, sendo assim, necessário realizar uma análise particular para definição dos conceitos para ambos os personagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Paula Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Economia Doméstica- Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica. Estudante de Mestrado em Economia Doméstica.  Bacharel em Economia Doméstica.

Simone Caldas Tavares Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Economia Doméstica.

Rafaela Lopes Batista, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Economia Doméstica- Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica. Estudante de Mestrado em Economia Doméstica.  Bacharel em Economia Doméstica.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira, M. de P., Mafra, S. C. T., Batista, R. L., & Peluzio, Érica A. (2019). Qualidade de vida e envelhecimento bem-sucedido nas relações de trabalho a partir de uma análise fílmica . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 30(2), 304–321. https://doi.org/10.31423/oikos.v30i2.9389