PLANTA DIDÁTICA SMAR PD3: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E AJUSTE DOS PARÂMETROS DO CONTROLADOR DE TEMPERATURA DO TANQUE DE MISTURA

Autores

  • Núbia Costa Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • José Vitor Nicacio Universidade Federal de Viçosa
  • André Gomes Tôrres Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss7pp0933-0954

Palavras-chave:

Processos Químicos, Planta SMAR PD3, Modelagem, Simulação, Controle Temperatura.

Resumo

O trabalho teve por objetivo implementar um controle de temperatura no tanque de mistura da planta SMAR PD3. Para isso, as modelagens teórica e experimental do tanque foram realizadas, assim como a sintonia do controlador PI. Para a modelagem experimental, os parâmetros da função de transferência do processo de mistura no tanque foram determinados através da análise das curvas de variação da temperatura no tanque em resposta a degraus aplicados na vazão fria nos valores de 100, 200 e 400 L.h-1. A sintonia do controlador PI foi realizada para o volume intermediário do tanque e, em seguida, o controle foi validado experimentalmente na planta. Como resultado três sintonias foram determinadas com respostas satisfatórias, especialmente a sintonia 2 (Kc = -2250 e ?I = 88), que atingiu o set-point desejado em menos de 4 minutos, para processos onde uma resposta mais rápida é desejada e a sintonia 3 (Kc = -1875 e ?I = 88) para processos onde oscilações não são desejadas ou não são permitidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Costa Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Atualmente é estudante de Engenharia Química na Universidade Federal de Viçosa. Foi estagiária do Centro de Conhecimento em Bioenergia filiado a esta universidade, gerente do projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo da ONG Engenheiros sem Fronteiras Núcleo-Viçosa, bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq com um projeto na área de Biogás e bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras financiado pela CAPES.

José Vitor Nicacio, Universidade Federal de Viçosa

Professor de 3° Grau da Universidade Federal de Viçosa, em regime de dedicação exclusiva, no curso de Engenharia Agrícola nas áreas de Eletrotécnica e Instalações Elétricas e Modelagem, Automação, Instrumentação e Controle de Processos Agrícolas. Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Microcontroladores, instrumentação, programação, economia de energia elétrica, desenvolvimento de sistemas de controle automáticos, bomba de calor, conforto térmico e processamento de grãos.

André Gomes Tôrres, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de epstein, perdas magnéticas, controle, motor de indução e aquisição de dados.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Costa Gomes, N., Nicacio, J. V., & Gomes Tôrres, A. (2017). PLANTA DIDÁTICA SMAR PD3: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E AJUSTE DOS PARÂMETROS DO CONTROLADOR DE TEMPERATURA DO TANQUE DE MISTURA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(7), 0933–0954. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss7pp0933-0954

Edição

Seção

Simulation, Optimization and Process Control

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)