AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO

Autores

  • Inácio Santiago de Oliveira Queiroz FAVAG - Faculdade Vale do Gorutuba CEFET - MG - Centro Federal Tecnológico de Minas Gerias FUNORTE - MG - Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Nelton Figueiredo Ruas Filho FUNORTE - MG - Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Leonardo Augusto Couto Finelli FUNORTE-MG - Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Peter Ludvig CEFET - MG - Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1059-1072

Palavras-chave:

Concreto, Sustentabilidade, Sílica Ativa, Resistência a Compressão Axial

Resumo

Os concretos tradicionais estão evoluindo tecnologicamente, fruto da pesquisa aplicada e resultado da introdução conjunta, no elenco das matérias primas básicas do concreto, de adições minerais e aditivos químicos, proporcionando Concreto de Alta Resistência (CAR) e Concreto de Alto Desempenho (CAD). A sílica ativa, um dos materiais cimentícios suplementares mais utilizados na confecção do CAR e do CAD, é um subproduto da fabricação de silício metálico, das ligas de ferrosilício e de outras ligas de silício. Este presente trabalho apresenta caracterização do subproduto (sílica ativa) em relação à sua morfologia, análise química qualitativa, resultados para determinar a influência no comportamento deste material como adição mineral na propriedade mecânica de resistência à compressão axial, trabalhabilidade e acabamento no concreto, a fim de tornar a indústria da construção em concreto mais sustentável. Trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo e análise quantitativa. A população é composta por corpos de prova de concreto moldados a partir dos materiais convencionais somados a adição da sílica ativa reaproveitada da indústria siderúrgica. A amostra é constituída por 50 corpos de prova de concreto moldados em laboratório, com 2 (duas) formulações, uma com adição de 5% de sílica ativa em peso de cimento e outra sem adição de sílica ativa, sendo a referência de traço empírico comumente utilizado na região de Montes Claros-MG para o fck de 25 MPa. Os resultados apontam a melhoria do acabamento dos corpos de prova, aumento significativo da resistência à compressão axial e relativa diminuição na trabalhabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inácio Santiago de Oliveira Queiroz, FAVAG - Faculdade Vale do Gorutuba CEFET - MG - Centro Federal Tecnológico de Minas Gerias FUNORTE - MG - Faculdades Unidas do Norte de Minas

Pesquisador, Consultor, Gestor e Professor Acadêmico pela FAVAG - Faculdade Vale do Gorutuba, no curso de Engenharia Civil, das Disciplinas: Estruturas de Concreto Armado I e II, Estruturas de Madeira, Sistemas Estruturais II e Mecânica dos Solos II; no curso de Arquitetura e Urbanismo, disciplina Estabilidade das Construções; 02 anos e meio de experiência em Consultoria em Planejamento e Gestão de empresas de Construção Civil; 02 anos de experiência em Assistência Técnica de Construção Civil; 03 anos de Coordenação/Gerência em empresa de prestação de serviços; É Engenheiro Civil e Especialista em Estruturas na Construção Civil; Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Destaque Acadêmico no 1º semestre/2014 e nota máxima em seu Trabalho de Conclusão de Curso); Experiência internacional como estudante do Instituto Superior Técnico pelo Ciências sem Fronteiras em Portugal (disciplinas no Mestrado Integrado em Engenharia Civil); É aluno regular do Mestrado em Engenharia Civil do CEFET-MG.

Nelton Figueiredo Ruas Filho, FUNORTE - MG - Faculdades Unidas do Norte de Minas

Bacharel em Engenharia Civil pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (2015). Pós-Graduando em Engenharia de Estruturas pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas. Possui dois anos e meio de experiencia com projetos de saneamento básico executados por empresas públicas, seis meses de experiência em execução e consultoria em projetos de estrutura metálica. Atualmente é Engenheiro Civil autônomo, além de prestar serviços para a empresa DCR Arquitetura e Construções, atuando no acompanhamento e execução de obras além de confecção em consultoria em projetos de engenharia diversos, com foco em projetos estruturais e aluno especial do curso de Pós-Graduação Strictu Sensu (mestrado) em Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais (CEFET/MG).

Leonardo Augusto Couto Finelli, FUNORTE-MG - Faculdades Unidas do Norte de Minas

Leonardo Augusto Couto Finelli possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2015), especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), especialização em Metodologia Quantitativa em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), especialização em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Psicologia do Trânsito pelo CFP (2009), especialização em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011), especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013), mestrado em Psicologia ? Ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2010), doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Evangélica do Paraguay (2015 - Convalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN). Atualmente é Professor Adjunto das Faculdades de Saúde Ibituruna - FASI, Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE, Universidade Estadual de Montes Claros ? UNIMONTES e coordenador da RHeCURSOS. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Publicou 51 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 softwares. Participou de 68 eventos científicos no Brasil. Orientou 11 trabalhos de iniciação científica. Entre 2001 e 2016 participou de 91 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 87 destes. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 54 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Álcool, Avaliação psicológica, Instrumentos psicológicos, Saúde Coletiva, Testes Psicológicos, Ensino de avaliação psicológica, Psicodiagnóstico de Rorschach, Inteligência e Informatização de Instrumentos.

Peter Ludvig, CEFET - MG - Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais

Professor Efetivo EBTT no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no Departamento de Engenharia Civil, credenciado ao programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Atualmente Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Efetuou estágio de pós-doutorado no Laboratório de Nanomateriais, Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2012) na área de nanotecnologia aplicada a materiais cimentícicos. Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Ciências Técnicas e Econômicas de Budapeste, Hungria (2007), com especialização em Geotecnia, Pontes e Estruturas e Construção Urbana. Elaborou o trabalho de conclusão do curso (projet de fin détudes) no INSA de Rennes, França (2007). Atuou como Engenheiro Civil em projetos estruturais de obras de artes especiais de concreto armado na Fomterv SA (Budapeste) de 2007 a 2008. Tem experiência nas áreas de estruturas de concreto armado, materiais a base de cimento, artefatos de concreto, ensaios mecânicos e análise de materiais, e síntese de nanomateriais e nanocompósitos.

Referências

AÏTCIN, P. C. Concreto de alto desempenho. São Paulo: PINI, 2000. 667p.
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. Committee 363R-92 (Reapproved 1997). State of the art report on high strength concrete. ACI Manual of Concrete Practice, part 1. Farmington Hills: ACI, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 67: Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 33: Concreto - Amostragem do concreto fresco. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248 – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto - Ensaios de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
CALDAS BRANCO, Abílio de Azevedo. Calculador Caldas Branco: Régua prática de traços de concreto em peso ou volume. Rio de Janeiro. 1974
HELENE, P.; TERZIAN, P. R. Manual de Dosagem e Controle do Concreto. São Paulo: PINI, 1992. 350 p.
MEHTA, Povindar Kumar; MONTEIRO, Paulo J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. São Paulo: Pini, 1994.
MEHTA, P. K.; AÏTCIN, J.-C. Principles underlying production of high-performance concrete. Cement & Concrete Aggregates, Philadelphia: American Society for Testing Materials, p. 70-78, winter 1990.
MEHTA, P. K. High-Performance, High-Volume fly ash concrete for sustainable development. International Workshop on Sustainable Development and Concrete Technology. Iowa State University, 2004. p. 3-14 Disponível em: <http://www.ctre.iastate.edu/PUBS/sustainable/mehtasustainable.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2017
NEVILLE, A. M. Propriedades do concreto. 2º ed. São Paulo: PINI, 1997.
SILVA, Pedro Luiz Sampaio Tomé. Análise Estrutural e Econômica do uso de Concreto de Alto Desempenho em Pilares de Edifícios. 2013. Monografia (Conclusão de Curso) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Disponível em: <http://monografias.poli. ufrj.br/monografias/monopoli10008173.pdf> Acesso em: 26 mar. 2017.
TUTIKIAN, Bernardo F.; ISAIA, Geraldo Cechella; HELENE, Paulo. Concreto de Alto e Ultra-Alto Desempenho. Concreto: Ciência e Tecnologia. IBRACON, 2011.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Queiroz, I. S. de O., Ruas Filho, N. F., Finelli, L. A. C., & Ludvig, P. (2017). AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(8), 1059–1072. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1059-1072

Edição

Seção

Materials Science and Engineering