A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO NAVAL ORIUNDO DA ESCOLA NAVAL: O CONVÊNIO MARINHA DO BRASIL E ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Hercules Guimarães Honorato, Helga Campos de Azevedo Guimarães

Resumo


O objetivo deste estudo é apresentar o convênio existente entre a Marinha do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli), iniciado em 1957, para a formação de Engenheiros Navais oriundos da graduação superior militar ofertada pela Escola Naval. A abordagem dessa investigação é de cunho qualitativo, com pesquisa documental e bibliográfica como técnicas exploratórias iniciais. Como metodologia empírica, optou-se por apresentar aos discentes do terceiro e quarto anos da Escola Naval uma enquete questionando se já tencionam passar para o Corpo de Engenheiros da Marinha, ainda que na fase de sua graduação militar naval. Este estudo não aborda os Engenheiros Navais oriundos do Instituto Militar de Engenharia e Instituto Tecnológico da Aeronáutica, núcleos também formadores de Engenheiros para a Marinha. Na análise do instrumento de coleta de dados verificou-se o interesse de nove por cento do alunado em tentar o concurso interno para se graduar em Engenharia, um número considerado expressivo e em consonância com o planejamento do setor de pessoal da Marinha. O importante e sexagenário convênio da MB com a Poli tem a finalidade precípua de formar Engenheiros Navais, militares e civis, capazes de pesquisar, projetar, construir e reparar os meios navais e mercantes, estimulando a nossa indústria naval a produzir ações de caráter inovador e tecnológico e, no caso da missão da Marinha do Brasil, proteger o nosso mar territorial, salvaguardando o nosso comércio exterior por via marítima, exportadora das riquezas produzidas em nosso País.

Palavras-chave


Convênio Marinha do Brasil e Poli/USP; Corpo de Engenheiros da Marinha; Engenharia Naval; Formação do Engenheiro Naval.; Memória.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0390-0398

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 The Journal of Engineering and Exact Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

eISSN 2527-1075 - The Journal of Engineering and Exact Sciences

revistareq2@gmail.com

(OLD TITLE: EISSN 2446-9416 - Journal of Chemical Engineering and Chemistry)

Av. P. H. Rolfs, s/n Departamento de Química/UFV

36570-900 Viçosa-MG/Brazil

https://periodicos.ufv.br/ojs/jcec

Template:
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/template_REQ2.docx
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/template_REQ2.pdf

 

Flag Counter