COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA LDB À BNCC

Autores

  • Gilmara Oliveira Maquiné Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0111-0120

Palavras-chave:

Competências, Formação de Professores, LDB, BNCC.

Resumo

Este artigo elenca aspectos das competências na formação de professores encontrados desde a Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é evidenciar as competências em documentos que norteiam a educação no Brasil e os reflexos destas publicações na formação docente. A investigação foi conduzida na disciplina Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Está organizado em três seções, além da introdução e das considerações finais. A primeira seção apresenta conceituações de competências identificadas nas literaturas; a segunda destaca os aspectos de competências identificados na LDB; a terceira aponta as características de competências na BNCC. Os resultados do estudo indicam que existe uma tendência na discussão de competências para a formação de professores que requer a necessidade de discussão aprofundada sobre a temática, em particular, considerando a publicação da BNCC.

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Biografia do Autor

Gilmara Oliveira Maquiné, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Formação Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atua na Universidade Federal do Amazonas como Técnica em Tecnologia da Informação.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialização em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM) nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e também nos cursos de Mestrado em Ensino Tecnológico e Mestrado em Ensino de Física. Coordenadora do Estágio Curricular das Licenciaturas e do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (IFAM) e do Grupo de Pesquisa Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções Teóricas e Perspectivas Metodológicas: Indicadores Para uma Prática Educativa Contradiscursiva nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências/Ensino Tecnológico, Estágio Curricular, Ensino com Pesquisa e Pesquisa-ação.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Maquiné, G. O., & Azevedo, R. O. M. (2018). COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA LDB À BNCC. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0111–0120. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0111-0120

Edição

Seção

Diversos