COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA LDB À BNCC

Autores

  • Gilmara Oliveira Maquiné Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0111-0120

Palavras-chave:

Competências, Formação de Professores, LDB, BNCC.

Resumo

Este artigo elenca aspectos das competências na formação de professores encontrados desde a Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é evidenciar as competências em documentos que norteiam a educação no Brasil e os reflexos destas publicações na formação docente. A investigação foi conduzida na disciplina Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Está organizado em três seções, além da introdução e das considerações finais. A primeira seção apresenta conceituações de competências identificadas nas literaturas; a segunda destaca os aspectos de competências identificados na LDB; a terceira aponta as características de competências na BNCC. Os resultados do estudo indicam que existe uma tendência na discussão de competências para a formação de professores que requer a necessidade de discussão aprofundada sobre a temática, em particular, considerando a publicação da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Oliveira Maquiné, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Formação Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atua na Universidade Federal do Amazonas como Técnica em Tecnologia da Informação.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - MPET/IFAM

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialização em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM) nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e também nos cursos de Mestrado em Ensino Tecnológico e Mestrado em Ensino de Física. Coordenadora do Estágio Curricular das Licenciaturas e do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (IFAM) e do Grupo de Pesquisa Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções Teóricas e Perspectivas Metodológicas: Indicadores Para uma Prática Educativa Contradiscursiva nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências/Ensino Tecnológico, Estágio Curricular, Ensino com Pesquisa e Pesquisa-ação.

Referências

ANDRADE, M. do C. F. A formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por competências - a partir dos anos 70. Manaus, 2015. 268 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Disponível em: <http://mpet.ifam.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-MARIA-DO-CARMO.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2018.
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas e ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L. et al (Org). Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 23-35.
BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 4 abr. 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília, DF: MEC/SEF, 1999.
CARVALHO, D. P. de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de professores para a educação básica,Ciênc. educ., v.5, n.2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2>. Acesso em: 4 abr. 2018.
CORDÃO, F. A. Desafios e tendências da Educação Profissional no Brasil - O desenvolvimento de competências profissionais deve proporcionar condições de laborabilidade, Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 60-62, 2009.
DIAS, E. R, LOPES, A. C. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo, Educ. Soc., v.24, n.85, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a04v2485>. Acesso em: 27 mar. 2018.
DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico, Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.14, n.1, 2010, p.73-78.
FERNANDES, D. De que estamos realmente falando quando dizemos que estamos avaliando competências?,Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 42-23, 2009.
FONT, V.; BREDA, A.; SALA, G. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática, Práxis Educacional, v.11, n.19, p. 17-34, 2015.
GASPAR, M. I; Competências em questão: contributo para a formação de professores, Discursos em linha: perspectivas em educação, v.1, n.2, p. 55-71, 2004.
HOLANDA, F. H. de O.; FRERES, H.; GONCALVES, L. P. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações, Revista Eletrônica Arma da Crítica, v.1, n.1, p. 122-135, 2009.
MARCHELLI, P. S. Base Nacional Comum Curricular e formação de professores: o foco na organização interdisciplinar do ensino aprendizagem, Revista de Estudos de Cultura, n. 7, 2017.
MEC. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Brasília, DF, 18 out. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018> . Acesso em: 04 abr. 2018.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RIBAS, T. R. C.; PERITO, M.; ARMONI, G. S.; JUNIOR, S. G. As diferentes dimensões da “competência” na formação do profissional-professor, Revista Educação, v.1, n.2, p.43-49, 2006.
RIOS, T. A. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade, 7 ed., São Paulo: Cortez, 2008.
ROQUE, G. O.; ELIA, M.; MOTTA, C. L. R. da. Uma ferramenta para avaliação de competência baseada em desenvolvimento de projeto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 9., 2004, Manaus. Anais eletrônicos… Manaus: UFAM, 2004. p.100-109. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/311/297> . Acesso em: 20 mar. 2018.
SANTOS, L. L. de C. P; PEREIRA, J. E. D. Tentativas de Padronização do Currículo e da Formação de Professores no Brasil, Cad. Cedes, v. 36, n. 100, p. 281-300, 2016.
STAREPRAVO, A. R. Raciocínio lógico – Uma competência transversal a ser desenvolvida na escola, Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 18-19, 2009.
UNICAMP. Comissão Central de Graduação. Comissão Permanente de Formação de Professores. Manifestação da Comissão Permanente de Formação de Professores da Unicamp sobre a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Campinas, 2017.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Maquiné, G. O., & Azevedo, R. O. M. (2018). COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA LDB À BNCC. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0111–0120. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0111-0120

Edição

Seção

Diversos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)