OUTRAS “PEDAGOGIAS” PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Castelo Branco (UCB) http://orcid.org/0000-0001-5874-6225
  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Patricia Flavia Mota Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0121-0136

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral, Educação Integral, Paulo Freire, Pedagogia da Convivência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a possibilidade de materialização da Educação em Tempo Integral com o aporte teórico de novas formas pedagógicas para organizá-la. A partir da compreensão de Paiva (2015) sobre as obras de Paulo Freire no que tange à construção de outras “Pedagogias” (p. 123), trazemos, nesta produção, quatro possibilidades de organização da jornada escolar dos educandos, na perspectiva de se alcançar uma educação, efetivamente, integral, a saber: a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1987); a Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996); a Pedagogia da Convivência (JARES, 2008) e a Pedagogia da Hospitalidade (BAPTISTA, 2012). Com uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo, buscamos, por meio da pesquisa bibliográfica, evidenciar a necessidade de potencializar as multiplicidades de pedagogias que possibilitem a construção de um cotidiano escolar – e/ou não escolar – em tempo integral diferenciado onde os valores da cidadania, trabalho e convivência sejam elementos integralizadores do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco (UCB)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO); Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF – Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Pesquisador Integrante do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP. E-mail: pedagogomarcio@gmail.com   

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor adjunto do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FFP. Coordenador- Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP. E-mail: arthuruerjffp@gmail.com

Patricia Flavia Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu - UNIRIO); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UERJ/FFP); Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Espanhol (UFRJ); Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ; Pesquisadora e Tutora em EAD no Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP; Integrante do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (UNIRIO). E-mail: patriciamotauerjffp@hotmail.com 

Referências

BAPTISTA, Isabel. Ética e Educação Social – interpelações de contemporaneidade. Revista Interuniversitaria. Sevilla, n. 19, p. 37-40, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de jun. 2014.
CASTEL, Robert. A insegurança social: o que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.
CAVALIERE, Ana Maria Vilela. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v.22, n. 80, p.51- 63, abr. 2009.
CAVALIERE, Ana Maria Vilela. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007.
CAVALIERE, Ana Maria Vilela; COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. (Orgs.). Pesquisas sobre educação inte-gral e tempo integral: histórias, políticas e práticas. Curitiba: CRV, 2017.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.
FRABBONI, Franco. La integración escuela-territorio. Hacia una ciudad educadora. In: VILLAR, Maria Belén Caballo. A cidade educadora: Nova perspectiva de organização e intervenção municipal. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1921.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire, 2009.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia do Oprimido: Leitura de seus leitores e intérpretes. Acervo Moacir Gadotti, 2016. Dis-ponível em: <http://gadotti.org.br:8080/jspui/handle/123456789/427 >. Acesso em 25 de dez de 2017.
GRACIANI, Maria Stela Santos. A formação do educador social e a Pedagogia da Convivência. In: RAMOS, Marcos Fadaneli; ROMAN, Artur. Educadores Sociais: a Importância da formação na implementação de tecnologias sociais. Brasília, DF: Fundação Banco do Brasil, 2001.
HARGREAVES, Andy. El tiempo y el espacio en el trabajo del profesor. Revista de Educación. Madri: Centro de Pu-blicaciones Del Ministerio de Educación y Ciencia, n. 298, 1992.
JARES, Xésus R. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athenas, 2008.
LECLERC, Gesuína de Fátima Elias. MOLL, Jaqueline. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da educação integral em tempo integral. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, n. 45, p. 91-110, jul./set. 2012.
MAURÍCIO, Lúcia Velloso (Org.). Tempos e Espaços Escolares: experiências, políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ponteio: FAPERJ, 2014.
MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Políticas públicas, tempos, escola. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.
MENEZES, Janaína S. S. Educação integral & tempo integral na educação básica: da LDB ao PDE. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro, DP et Alii, 2009.
PAIVA, Jacyara Silva. Caminhos do Educador Social no Brasil. São Paulo: Paco Editorial, 2015.
PEREYRA, A. Miguel. La jornada escolar en Europa. Cuadernos de Pedagogía. Barcelona: Editorial Fontalba, n. 206, September, 1992.
SIRINO, Marcio Bernardino. Projeto ‘Roda do Abraço’: prática pedagógica e(m) tempo integral fortalecendo os laços humanos. In: CAVALIERE, Ana Maria Vilela; COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. (Orgs.). Pesquisas sobre educação integral e tempo integral: histórias, políticas e práticas. Curitiba: CRV, 2017.
XIMENES, Sérgio. Minidicionário Ediouro da Língua Portuguesa. São Paulo: Ediouro, 2000.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Sirino, M. B., Ferreira, A. V., & Mota, P. F. (2018). OUTRAS “PEDAGOGIAS” PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0121–0136. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0121-0136

Edição

Seção

Educação