ANÁLISE DO CULTIVO DE CAFÉ EM ESPERA FELIZ (MG) EM MEADOS DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0106-0120

Palavras-chave:

Espera Feliz. Produção agrícola. Desenvolvimento econômico. Desenvolvimento Agrário.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento da produção agrícola em Espera Feliz, MG, por volta de meados do século XX, cujo objetivo principal do estudo consistiu identificar as características agrícolas e os principais produtos cultivados na região, pensados como resultado específico de um processo histórico de ocupação e uso do solo na Zona da Mata Mineira. A pesquisa partiu da análise de dados estatísticos referentes à produção agrícola desse município  para caracterizar como ocorreu o desenvolvimento socioeconômico do município com base na agricultura, identificando a sua vocação para determinado setor agrícola. Os dados quantitativos foram  confrontados com referenciais teóricos-metododológicos que discutem sobre a História Agrária. A pesquisa concluiu que a economia de Espera Feliz partiu do cultivo do café como produto de exportação, influenciando o crescimento socioeconômico local, projetando o município como uma rica região produtora  de cafés especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Reis Marques Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor do Centro Universitário do Norte – Uninorte Laureates vinculado ao Curso de Comunicação Social e Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Coordenador de Pesquisa e Extensão na Unidade Abaeté; Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Reconhecimento  (GTeR) da UFRGS; autor do livro "As mulheres Sateré-Mawé", pela Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA.

 

 

Downloads

Publicado

2020-02-20

Como Citar

Ferreira, L. de O. ., Gonçalves, W. H. ., & Araújo, W. dos R. M. (2020). ANÁLISE DO CULTIVO DE CAFÉ EM ESPERA FELIZ (MG) EM MEADOS DO SÉCULO XX. REVES - Revista Relações Sociais, 3(1), 0106–0120. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0106-0120

Edição

Seção

General Papers/Artigos