REPENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp000i-000vKeywords:
Educação. Gênero. Trabalho. Educação. Apresentação.Abstract
Neste volume da Revista Relações Sociais destacamos a projeção deste periódico em 2018, qual seja, sua inserção nos diferentes âmbitos acadêmicos de diferentes instituições universitárias da Europa, América Latina e da América do Norte, confirmada pela filiação de pesquisadores/as ao Comitê Editorial, bem como pela contribuição de autores/as de diferentes nacionalidades. Ao referenciar o papel da educação na formação do cidadão, Paulo Freire nos inspira ao apontar que o principal objetivo da educação é libertação do indivíduo, onde mulheres e homens apreendem a ler o mundo e a dizerem a própria palavra. Paulo Freire defendia que a palavra seria o instrumento, através do qual, mulheres e homens se tornariam sujeitos de sua própria história. Imbuídos. Palavra-ação que recria a percepção de mundo e transforma indivíduos em sujeitos protagonistas de sua própria história que, num processo dialético, buscam dar significado às suas ações e ao mundo material em constante processo de transformação. Inspirados nele, pautamos o compromisso deste periódico com uma educação libertadora e norteada pelos princípios humanistas. Em defesa de uma Educação inclusiva, plural e libertadora, pautamos, fazendo referência a Paulo Freire, que a educação não é um processo neutro.
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References
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