INTERAÇÕES E SOCIABILIDADES DIGITAIS NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

Authors

  • Wagner dos Reis Marques Araújo
  • Ayla Yumi Higa

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0291-0301

Abstract

Nos anos 2000 a internet se transformou em uma ferramenta inovadora e essencial para o sujeito na era da comunicação. O uso racional dessa ferramenta de comunicação proporciona descobertas e possibilidades de reformulações da subjetividade do Ser pós-moderno. Nesse sentido, esta discussão busca entender como os indivíduos se integraram à sociedade informacional, antes, porém, traçamos um breve histórico da Internet e da difusão das redes sociais enquanto espaços de sociabilidade e veiculação de informações. Em nossa análise, detemo-nos especialmente no o canal do YouTube “Felipe Neto: Não faz sentido”, onde podemos observar o caso do Ser que se reinventa através de tecnologias digitais. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (tradução, Brasil), Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital. São Paulo. Editora Aleph, 2009.

.A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. V. 2/ 6. ed.; tradução de Klauss Brandinni Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MARTINO, Luís Mauro. Estética da Comunicação: Da consciência comunicativa ao “eu” digital. Petrópolis: Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2007.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo. Editora Ática, 2010.

SILVA, D. V. VIEIRA. Resenha Estética da Comunicação: da consciência comunicativa ao eu digital. Temática (João Pessoa. Online), v. VII, p. 1-5, 2011.

Published

2019-06-24

How to Cite

Araújo, W. dos R. M., & Higa, A. Y. (2019). INTERAÇÕES E SOCIABILIDADES DIGITAIS NA SOCIEDADE INFORMACIONAL. REVES - Revista Relações Sociais, 2(2), 0291–0301. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0291-0301

Issue

Section

Ciências Sociais