INTERAÇÕES E SOCIABILIDADES DIGITAIS NA SOCIEDADE INFORMACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0291-0301Abstract
Nos anos 2000 a internet se transformou em uma ferramenta inovadora e essencial para o sujeito na era da comunicação. O uso racional dessa ferramenta de comunicação proporciona descobertas e possibilidades de reformulações da subjetividade do Ser pós-moderno. Nesse sentido, esta discussão busca entender como os indivíduos se integraram à sociedade informacional, antes, porém, traçamos um breve histórico da Internet e da difusão das redes sociais enquanto espaços de sociabilidade e veiculação de informações. Em nossa análise, detemo-nos especialmente no o canal do YouTube “Felipe Neto: Não faz sentido”, onde podemos observar o caso do Ser que se reinventa através de tecnologias digitais.Downloads
References
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (tradução, Brasil), Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital. São Paulo. Editora Aleph, 2009.
.A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. V. 2/ 6. ed.; tradução de Klauss Brandinni Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MARTINO, Luís Mauro. Estética da Comunicação: Da consciência comunicativa ao “eu” digital. Petrópolis: Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2007.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo. Editora Ática, 2010.
SILVA, D. V. VIEIRA. Resenha Estética da Comunicação: da consciência comunicativa ao eu digital. Temática (João Pessoa. Online), v. VII, p. 1-5, 2011.