PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0690-0697

Palavras-chave:

Aluno. Professor. Relações. Supervisor.

Resumo

RESUMO. A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do supervisor escolar diante da relação professor/aluno, relação esta que se faz imprescindível para que o processo educativo aconteça. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, procurando enfatizar a importância do bom convívio entre educando e educadores, bem como a necessidade do pedagogo cuidar para que a dimensão interpessoal entre ensinantes e aprendentes não interfira de modo negativo no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se a importância de ter um supervisor escolar atuando como mediador dos afetos que ocorrem no interior da escola, de modo a garantir que o processo educativo formal aconteça com qualidade.

 

ABSTRACT. The basic concern of this study is to reflect on the role of the school supervisor regarding the teacher / student relationship, which is essential for the educational process to happen. This article aims to analyze the importance of a good relationship between teachers and students in the process of knowledge construction. A bibliographic research was carried out considering the contributions of several authors, trying to emphasize the importance of the good coexistence between educating and educators, as well as the necessity of the pedagogue to take care that the interpersonal dimension between teachers and learners does not negatively interfere in the teaching process. learning. It was concluded the importance of having a school supervisor acting as a mediator of the affections that occur within the school, in order to ensure that the formal educational process happens with quality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DORON, Roland. Dicionário de psicologia. São Paulo: Ática, 1998.

FERNANDÉZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

PILETTI, Nelson. - Psicologia Educacional. Série Educação. São Paulo – São Paulo. Ática. 1999.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza & ALMEIDA, Laurinda Ramalho. As Relações Inter-pessoais na Formação de Professores. São Paulo: Loyola, 2002.

REGO, Teresa Cristina. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva Vygotskyana. In: Júlio Groppa. Aquino (Org.) Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus editorial, 1996.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2019t.PDF. Acesso em 31 de out. de 2010.

ZIMERMAN, David. E. Grupos de educação médica. In: Fundamentos básicos das grupote-rapias. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Cruz, M. L. da, & Siqueira, A. M. de O. (2018). PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0690–0697. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0690-0697

Edição

Seção

Resumos