CASAS DE FARINHA: REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO INTERIOR DA BAHIA.

Autores

  • Marisa Oliveira Santos UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Urânia Teixeira Amaral Museu Pedagógico - UESB
  • Ana Elizabeth Santos Alves Museu Pedagógico - UESB Programa de Pós Graduação: Memória, Linguagem e Sociedade - UESB
  • Manoel Nunes Cavalcanti Junior IFBA

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0255-0269

Palavras-chave:

Trabalho. Educação. Casas de Farinha.FAPE

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever a memória das relações entre trabalho e educação no processo de construção de experiências educativas nas Casas de Farinha em comunidades tradicionais do interior da Bahia. Para tanto, intencionou-se, a priori, na evocação de registros históricos, passando sequencialmente para a contextualização e caracterização de três localidades tradicionais na fabricação da farinha no interior da Bahia: comunidade de Campinhos e Simão e povoado de Itaipu. As análises foram realizadas por meio de entrevistas. Pontuou-se, a memória materializada nas narrativas dos moradores, ressaltando elementos que referendam a relação entre a educação e o trabalho como base de convergência entre a prática laboral e experiências educativas. Os fundamentos teóricos, como Cascudo (1983); Saviani (2007); Pedroza (2014); Simmel (2006), dentre outros, respaldaram a discussão preterida. Ao término, verificou-se que as Casas de Farinha veiculam a farinhada além do seu processo produtivo, sendo possível discutir elementos como divisão sexual do trabalho, sociabilidade familiar na produção, a relação homem e natureza e o trabalho como fonte precípua de construção de experiências educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Oliveira Santos, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e Sociedade – PPGMLS/UESB. Membro do grupo de estudos História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB. Professora Assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/ UESB/ Colegiado de Administração

Urânia Teixeira Amaral, Museu Pedagógico - UESB

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB. Membro do grupo de estudos História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB.

Ana Elizabeth Santos Alves, Museu Pedagógico - UESB Programa de Pós Graduação: Memória, Linguagem e Sociedade - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Professora do PPGMLS/UESB. Membro do grupo de estudos História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB.

Manoel Nunes Cavalcanti Junior, IFBA

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do grupo de estudos História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB. Professor do IFBA - Campus Vitória da Conquista

 

Referências

ALGRANTI, Leila M. Famílias e vida doméstica. In: NOVAIS, Fernando A. (coord.) SOUZA, Laura Mello e (org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. Coleção História da Vida Priva-da no Brasil. v. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ALVES, Ana Elizabeth S. Divisão sexual do trabalho: a separação da produção do espaço reprodutivo da família. Trab. Educ. Saúde. Rio de Janeiro, v.11 n.2, p 271-289, maio/ago, 2013.
ALVES, Ana Elizabeth S.; CAVALCANTI JR, Manoel N.; SANTOS, Marisa O.; AMARAL, Urânia T. EXPOSIÇÃO: CASAS DE FARINHA. Grupo de estudos e pesquisas: História, Trabalho e Educação. XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico “Estado, Política e Sociedade: está o mundo de ponta-cabeça?”. Vitória da Conquista, BA: UESB, 2017.
AMARAL, Urânia T. Memória e Mobilidade do Trabalho no povoado de Itaipu, Município de Vitória da Conquista-BA. 2016, 116p. Dissertação Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade. Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BRASIL. Decreto 6.040 de 7 de fevereiro de 2007. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>, acessado em 23 de dezembro de 2017.
CASCUDO, Câmara. História da Alimentação no Brasil. Vol. 1. 2ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1983b.
_________, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro. Ediouro, s/d.

CONCEIÇÃO, Antônio J. A mandioca. São Paulo: Nobel, 1981.
FERREIRA, Aurélio Buarque de H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de janeiro: Editora nova fronteira, 1975.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, editora revista dos tribunais, 1990.
HIRATA, Helena. KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.37, p.595-609, set/dez 207.
HOBSBAWN, Eric. J. A era das revoluções. 1789-1848; 16. Ed. Tradução de Maria Tereza L. Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CENSO 2010. Disponível em: < http/www.ibge.gov.br.htm>. Acesso em: 08 de dezembro 2017.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso, uma estratégia de pesquisa. 2. Ed. São Paulo, Atlas, 2008.
MINAYO, Mª. Cecilia de S.(Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografias ribeirinhas. Saberes e Representações sobre práticas sociais cotidianas de Alfabetizando amazônicas. Belém: Eduepa, 2008, 2.ed.
PEDROZA, Manoela. A roça, a farinha e a venda: a produção de alimentos, mercado interno e pequenos produtores no Brasil colonial. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (org.). Coleção O Brasil Colonial: 1720-1821. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
SAMPAIO, Antônio Carlos Jucá de. Fluxos e refluxos mercantis: centros, periferias e diversidade regional. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (org.). Coleção O Brasil Colonial: 1580-1720. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
SANTOS, Marisa O. Sistema de produção em Casas de farinha: Uma leitura descritiva na comunidade de Cam-pinhos – Vitória da Conquista(BA), 2007. 115p. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambi-ente - Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Universidade Estadual de Santa Cruz.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. V 12. N34. Jan/abr,2007
SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da História. São Paulo: UNESP, 1992 (p. 39-62).
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: individuo e sociedade. Tradução Pedro Caldas. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006.
SOUZA, Laura Mello e. Formas provisórias de existência: a vida cotidiana nos caminhos, nas fronteiras e nas fortifica-ções. In: NOVAIS, Fernando A. (coord.) SOUZA, Laura Mello e (org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. Coleção História da Vida Privada no Brasil. v. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
TUFANO, Douglas. A carta de Pero Vaz de Caminha. Comentada e ilustrada. São Paulo: Moderna, 1999.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Santos, M. O., Amaral, U. T., Alves, A. E. S., & Cavalcanti Junior, M. N. (2018). CASAS DE FARINHA: REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO INTERIOR DA BAHIA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0255–0269. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0255-0269

Edição

Seção

Trabalho