GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BA

Autores

  • Valéria Prazeres dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC https://orcid.org/0000-0003-1155-1839
  • Arlete Ramos dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0382-0396

Palavras-chave:

Democracia. Educação do Campo. Gestão escolar democrática.

Resumo

O presente artigo visa fazer uma discussão tomando como ponto de apoio uma pesquisa quali-quantitativa que teve como objetivo investigar como se dá a Gestão Democrática nas escolas do Campo do Município de Itabuna – BA, como uma ferramenta de transformação social no contexto do sistema capitalista. Os instrumentos para coleta de dados foram revisão bibliográfica e aplicação de questionários, e o referencial teórico traz como suporte o materialismo histórico dialético. Legalmente, fundamentamos nos documentos oficiais nacionais, Constituição federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo (2002), no intuito de melhor entender como se efetiva a gestão escolar democrática no contexto campesino. No debate da democracia sob o viés socialista foram utilizados alguns autores, a exemplo de Coutinho (1979), Hora (2007) e Wood (2003), além de outros. Os resultados da pesquisa mostram que apesar de muitas vezes afirmar-se que existe gestão democrática nas escolas do campo, as práticas não são verdadeiramente democráticas, uma vez que não envolve todos os sujeitos da comunidade escolar

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Biografia do Autor

Valéria Prazeres dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Graduada em Pedagogia (FAZAG- Faculdade Zacarias de Góes); Especialista em Coordenação Pedagógica (Faculdade de Santa Cruz-BA), Mestranda em Educação, linha de políticas educacionais, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Arlete Ramos dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Pós-doutorado em Educação e movimentos sociais do campo pela UNESP, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão educacional, administração escolar, burocracia estatal e privada, organização o trabalho pedagógico, educação do campo, Educação de Jovens e Adultos, políticas educacionais e movimentos sociais do campo. É membro da equipe de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e faz parte do Colegiado Estadual do Pronera.

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

dos Santos, V. P., & dos Santos, A. R. (2018). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0382–0396. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0382-0396

Edição

Seção

Educação