A LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DA TERRA

Autores

  • Carolina de Miranda Evangelista Lourenço Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Campus Toledo. https://orcid.org/0000-0003-3097-1898
  • Juliana Elis dos Santos Hoffmann
  • Lucélia Almeida Rocha Góes
  • Marize Rauber Engelbrecht

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0545-0554

Palavras-chave:

Reforma Agrária. MST. Assentamento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das contradições existentes na contemporaneidade que dificultam as possibilidades da democratização da terra e uma efetiva reforma agrária. Para tanto, se faz necessário resgatar historicamente o movimento burguês da manutenção da seletividade da propriedade privada, bem como apresentar a questão agrária e a luta dos assentados pelo direito ao acesso à terra. Destaca-se que a necessidade de uma política pública de reforma agrária, sendo uma demanda resultante das escolhas políticas, que historicamente privilegiou os detentores do capital. A questão agrária apresenta-se ampla e complexa compreendendo demandas econômicas, sociais e políticas. O que se visualiza no cenário atual é uma redução das lutas coletivas, ocasionadas pela não atuação política em prol da democratização do acesso à terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Campus Toledo.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo. Atualmente bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Juliana Elis dos Santos Hoffmann

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo. Atualmente bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Lucélia Almeida Rocha Góes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo.

Marize Rauber Engelbrecht

Doutora em Serviço Social. Docente da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Toledo-PR.

Referências

FERNANDES, Bernanrdo Mançano (Org.). Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agrária atual. 1 Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

GASSEN, Valcir. A LEI DE TERRAS DE 1850 E O DIREITO DE PROPRIEDADE. Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1994.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Revista Educação e Sociedade. Campinas, ano. 22, n. 74, p. 121-142, abr. 2001.

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 21 de julho de 2016.

NAKATANI, Paulo; FALEIROS, Rogério Naques; VARGAS, Neide César. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 110, p. 213-240, Jun. 2012.

SANT'ANA, Raquel Santos. Trabalho bruto no canavial: questão agrária, assistência e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2012.

STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária do Brasil: o debate da década de 2000. São Paulo. Expressão Popular, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Lourenço, C. de M. E., Hoffmann, J. E. dos S., Góes, L. A. R., & Engelbrecht, M. R. (2018). A LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DA TERRA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0545–0554. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0545-0554

Edição

Seção

Diversos