PONTES DE CONVERGÊNCIA ENTRE A NOÇÃO DE SABER AMBIENTAL E O PERFIL ESPERADO DE UM ENGENHEIRO

Autores

  • Poliana Belmon de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Caio Cesar Bitencortt de Freitas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • José Geraldo Pedrosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0596-0607

Palavras-chave:

Perfil do engenheiro, Saber ambiental, Educação em engenharia

Resumo

Este artigo reflete as relações entre o saber ambiental e o perfil de futuros engenheiros a partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Ao situar alguns conceitos e discussões acerca da crise ambiental sob a ótica de diferentes autores, o trabalho, resultado de uma revisão bibliográfica, tem por objetivo investigar se há na formação profissional do futuro engenheiro a presença de formação ética, social e ambiental. A partir dessa ideia central, o artigo objetiva compreender como o saber ambiental discutido por Enrique Leff contribui para a formação do engenheiro. Para isso, apresenta-se as características do perfil esperado do futuro engenheiro a partir da Resolução 11/2002 e traça-se pontos em comum e divergentes da mesma em relação à noção de saber ambiental. Tal análise permitiu perceber que o perfil dos egressos segundo as diretrizes é predominantemente, técnica e especialista, contrariando, a proposta de formação de um profissional generalista e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Belmon de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Bacharel em Engenharia Ambiental (2016) e Ecologia (2009) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.  

Caio Cesar Bitencortt de Freitas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG (2018). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-Minas (2015).

José Geraldo Pedrosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1985). Professor do Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG.

Referências

BIHR, Alain. A crise ecológica. in: BIHR, Alain. Da grande noite à alternativa: o movimento operário europeu em crise. tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo, Boimtempo, p.123 – 141. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Resolução CNE/CES 11/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002.

HORKHEIMER, Max. Meios e fins. In: HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2010. 192p. Disponível em: <https://sociologianomedio. files.wordpress.com/2014/04/eclipse-da-razc3a3o.pdf> Acesso em: 10 Jun. 2016.

INOVA: IEL.NC,SENAI.DN. Inova engenharia propostas para a modernização da educação em engenharia no Brasil. Brasília: IEL.NC, SENAI.DN, 2006.

LAUDARES, J. B. A formação do engenheiro em duas instituições mineiras: o CEFET-MG e o IPUC-MG. 1992. Dissertação (Mestrado em Tecnologia - Área de concentração em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11ª Edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2015.

LOPES, Ana Claudia Cardoso. O Lugar da sustentabilidade nos currículos de cursos de engenharia civil em duas instituições federais mineiras. 2014. 181f. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Belo Horizonte, 2014.

MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, Douglas (ed); MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: UNESP, 1999, p. 71-104. Disponível em: <http://docslide.com.br/documents/algumas-implicacoes-sociais-da-tecnologiamoderna-herbert-marcuse.html> Acesso em: 10 Jun. 2016.
MORAES, M.C. (1997). O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus Ed.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, E. Sociologia: a sociologia do microssosial ao macroplanetário. GUIMARÃES, S.S.M. O Saber Ambiental na Formação dos Professores de Biologia. São Paulo: UNESP, 2010. Tese de Doutorado

RABELO, Andréia Maria Pinto. Aporias da Sustentabilidade: Análise da Agenda 21 Brasileira a partir da Teoria Crítica. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais) - Fundação Educacional de Divinópolis, Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, 2007.

TONINI, A. M. Ensino de engenharia: as atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte - MG, 2007.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Carvalho, P. B. de, Freitas, C. C. B. de, & Pedrosa, J. G. (2018). PONTES DE CONVERGÊNCIA ENTRE A NOÇÃO DE SABER AMBIENTAL E O PERFIL ESPERADO DE UM ENGENHEIRO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0596–0607. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0596-0607

Edição

Seção

Educação