QUALIDADE DO LEITE: VISÃO DE PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO MARTINHO - RS

Fernanda Hammes Stroeher, Bárbara Estevão Clasen, Danni Maísa da Silva, Ramiro Pereira Bisognin, Eduardo Lorensi de Souza, Mastrângello Enívar Lanzanova, Divanilde Guerra, Fernanda Hart Weber

Resumo


O leite é um alimento que apresenta uma das mais completas fontes de nutrientes, contendo proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e sais minerais. A atividade leiteira apresenta impacto socioeconômico significativo na Região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul, e é um mercado que está se tornando cada vez mais exigente, em relação a qualidade do produto. O maior problema verificado no Rio Grande do Sul e mais especificamente na Região alvo deste estudo, foram as diversas fraudes realizadas com esta matéria-prima de origem animal. Diante desta problemática, o presente trabalho teve o objetivo de identificar e relatar o ponto de vista de produtores rurais em relação as adulterações de leite que vem sendo praticadas, e que foram investigadas e denunciadas na “Operação Leite Compensado”, pelo Ministério Público Estadual. Para isso, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi direcionado para 20 produtores de leite do município de São Martinho-RS. Os principais resultados demostraram que a maioria dos produtores estavam preocupados com todas as fraudes descobertas, declararam apoio as investigações e também evidenciaram a preocupação com a produção e venda de um produto de qualidade, considerando especialmente os aspectos relacionados à higiene durante a ordenha, alimentação e à sanidade dos animais como principais fatores para a produção de um leite de qualidade. Portanto a adulteração é um problema muito grave e que pode alterar a qualidade do produto e comprometer a cadeia produtiva.


Palavras-chave


Qualidade do leite, adulterações, produtor rural

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21206/bjsa.v7i4.444

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317