Práticas da Coordenação Técnico-Pedagógica (COTP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: Ações para os Primeiros Passos do Ensino Remoto na EBTT

Autores

  • Sílvia Cristina de Souza Trajano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • João Vitor Juten Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp13230-01-16e

Palavras-chave:

Pandemia, Reclusão Social, Coordenação Técnico-pedagógica, Ensino Remoto

Resumo

O artigo é um relato de experiência do setor de Coordenação Técnico-Pedagógica (CoTP), do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ), que apresenta resultados da criação de estratégias motivadora aos docentes e discentes para o trabalho remoto logo no início do período de reclusão social, proveniente da pandemia imposta pela Covid 19 em março de 2020 na unidade pesquisada. O objetivo do trabalho é estreitar as relações entre a instituição (profissionais da educação) e a comunidade (responsáveis e discentes), motivando-os para o ensino remoto, atendendo o protocolo de distanciamento da escola, sem grandes prejuízos ao ensino. A metodologia adotada buscou transpor a experiência da CoTP com o ensino presencial, somada a atividades a distância, como um formado híbrido com apoio das tecnologias digitais e em especial o utilizando o recurso google meet nos primeiros contatos de mediação remota, partindo de temáticas de interesse discentes. Como resultados, os dados apontaram a necessidade de repensar o futuro do ensino pós pandemia, visando à implementação de novas metodologias com adaptação de conteúdos para o acesso remoto, de modo que atenda todos os discentes matriculados da oferta presencial em período de pandemia, no decorrer de 2020, estruturando práticas híbridas para 2021 e futuro. Consideramos que o levantamento chamou a atenção da CoTP para o desenvolvimento de um planejamento pedagógico articulado entre os profissionais da educação e a comunidade, prevendo a adequação da unidade escolar aos novos tempos.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Trajano, S. C. de S., & Juten, J. V. (2021). Práticas da Coordenação Técnico-Pedagógica (COTP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: Ações para os Primeiros Passos do Ensino Remoto na EBTT. REVES - Revista Relações Sociais, 4(4), 13230–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp13230-01-16e

Edição

Seção

General Papers/Artigos