Aconselhamento de carreira como estratégia para o aumento de desempenho e de produtividade laborais
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl8iss1pp21638Palavras-chave:
Aconselhamento de Carreiras, Gestão de Carreiras, Função PúblicaResumo
Este trabalho é uma revisão acadêmica e crítica baseada em um artigo científico publicado pela Plataforma ScienceDirect, pertencente à base de dados científica Elsevier. A obra resenhada foi: Career Management: a predictor of the performance of civil servants in Osun State, dos autores Rosemary Danesi, James Ishola e Nuha Aremu, publicado no periódico científico internacional Ilorin Journal of Administration and Development. A partir da consideração da obra pode-se gerar a reflexão de que o aconselhamento de carreira poderá ser utilizado como um instrumento para fomentar o desempenho laboral e cooperativo dos colaboradores, tanto no setor privado de atuação organizacional, quanto no público. Processos de orientação profissional, como mentoria e coaching, quando incentivados e disponibilizados aos colaboradores estimulam o aumento da produtividade laboral. Especialmente, se promovidos pela própria instituição.
Downloads
Referências
ALVES, J. et al. How can Human Resource Management motivate managers in ti-mes of crisis? REVES - Revista Relações Sociais, v. 8, n. 1, p. 21294, 2025.
BOAS, A. et al. The Potential of Leadership: Differences between Mental Models of Leadership in the Twentieth and Twenty-First Centuries. IntechOpen, 2023.
CALVOSA, M. et al. A contribuição de pós-doutores Bolsistas CAPES no conjunto da produção científica: o caso UFRRJ. Avaliação: Revista da Avaliação da Edu-cação Superior, v. 27, n. 3, p. 446–469, 2023.
CALVOSA, M. O que é uma Resenha Acadêmica e Crítica? Oportunidades de Capacitação e de Desenvolvimento Acadêmico. In: III Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. Dez.2022.
CALVOSA, M. Como o bem-estar ocupacional docente é afetado por cenários ines-perados e imprecisos? Revista UFG, v. 22, n. 28, 2022.
DANESI, R.; ISHOLA, J.; AREMU, N. Career Management: A Predictor of the Per-formance of Civil Servants in Osun State. Ilorin Journal of Administration and Development (IJAD), v. 6, n. 1, p. 93-100, Ago.2020.
DIAS, L. et al. Creative Organizational and Decision Processes from Artificial Gene-rative Intelligence and Innovation Management. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 11, n. 1, p. 21444, 2025.
FERREIRA, M. et al. Futuro do Trabalho no Setor Público: impactos das TICs nas relações entre organizações e colaboradores. In: 35º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, On-line, 2024.
FLORES, L. et al. The Applications and Opportunities of the Digital Metaverse in Academic and Professional Environments. REVES - Revista Relações Soci-ais, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 20566, 2024.
FORTUNATO, W. et al. Como atrair e motivar estudantes da modalidade EaD em projetos de extensão? EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 11, 2025.
FORTUNATO, W. et al. Estratégias de Atração e Engajamento de Estudantes da Modalidade EaD: relato técnico de um projeto de extensão universitária. In: EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Ad-ministração, FEA/USP, 2024.
KRAKAUER, P. et al. Fluxo de Retóricas para a Seleção de Orientação Profissional: avaliação do modelo por especialistas para o desenvolvimento profissio-nal autodirigido e para a construção de carreira. In: XXV SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP, São Paulo, 2022.
LEITE, R. et al. Mentorias Spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024.
LIMA, M. et al. O Constructo Liderança Contemporânea A Partir das Mídias Sociais Virtuais. Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 10, p. 83-108, 2022.
MACEDO, J. et al. A. Um ensaio sobre inovação gerencial e TICs em organizações competitivas. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 10, n. 3, p. e963, 2024.
MARTINS, A. et al. Learning Analytics Aplicada às Áreas Pedagógica e Educacional: verificação do aumento da motivação e do desempenho acadêmico em alunos do nível superior. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024.
MELO FRANCO, I. et al. What are the Expectations of Business Administration Stu-dents for Building a Career? Journal of Business and Management - IOSR-JBM, v. 25, p. 9, 2023.
MENDONÇA de SOUZA, F. et al. Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.
NOGUEIRA, C. et al. Lições de Liderança dos CEO’s da Apple Inc.: Steve Jobs e Tim Cook. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.
PREDES JUNIOR, A. et al. Desafios entre Estudantes de Graduação: adaptabilidade profissional e busca pela autoestima. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025.
QUEIROZ, A. et al. Market Fit e decisões empreendedoras em uma cidade desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 13, n 2, 2023.
QUEIROZ, A. et al. Relato Técnico sobre uma Experiência de Extensão em Pe-quenas PME’s: definições acadêmicas, estratégias gerenciais e decisões em-preendedoras. In: EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Pro-fissionais em Administração, FEA/USP, 2022.
RIBEIRO, L. et al. Academic Success: tutoring and machine learning programs used to generate personal and professional development in university students. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 11, n. 1, p. 21443, 2025.
SAMPAIO MARTINS, A. et al. Autoeficácia vs. Estresse: como gerar alunos mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso escolar? Revista UFG, v. 22, n. 28, 2022.
SANTOS FORTUNATO, W. et al. Origem e Evolução do Fenômeno Rotatividade de Colaboradores: revisão de literatura. Revista Valore, v. 9, p. 95-111, 2024.
THOMAZ, A. et al. Mentalidade Ágil e Folga Ágil Garantem Competitividade em Lon-go Prazo? Revista de Casos e Consultoria, v. 15, n. 1, 2024.
VILAS BOAS, A. et al. The Potential of Leadership: differences between mental mo-dels of leadership in the 20th and 21st centuries. Human Resource Manage-ment, v. 20, n. 1, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVES - Revista Relações Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.