ETIMOLOGIA DO LATIM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: PALAVRAS E GENEALOGIA

Autores

  • Ricardo Cortez Lopes Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0064-0076

Palavras-chave:

Etimologia. Latim. Ensino de sociologia. Genealogia.

Resumo

Este trabalho trata da inserção da etimologia do latim em aulas de sociologia. Ela aparece em nosso processo didático através da ilustração da origem de palavras que são de uso corrente nos dias atuais, como, por exemplo “trabalho”, que vem de “tripalium”, e há um sentido cultural para essa transformação, também abordada pela metodologia, mesmo que de maneira não exaustiva, como seria em outras disciplinas. Pretendemos, a partir desse enfoque, gerar uma genealogia, no sentido da epistemologia foucaultiana, que mostra a utilização de uma palavra (ou um conceito) através da dimensão diacrônica para deduzir como as palavras são portadoras de relações de poder de muitas naturezas. Assim, as relações sociais, fundadas em processos comunicativos, perdem seu status de estabelecidas ao mostrar que a língua não é só um vínculo de transmissão, mas sim que possui a incorporação de muitas dimensões culturais e históricas que afetam a nossa própria experiência da vivência social.

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Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Doutorando

Licenciado em Ciências Sociais, Mestre e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Sociologia na ONGEP.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Lopes, R. C. (2018). ETIMOLOGIA DO LATIM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: PALAVRAS E GENEALOGIA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0064–0076. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0064-0076

Edição

Seção

Diversos