COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA LDB À BNCC
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0111-0120Keywords:
Competências, Formação de Professores, LDB, BNCC.Abstract
Este artigo elenca aspectos das competências na formação de professores encontrados desde a Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é evidenciar as competências em documentos que norteiam a educação no Brasil e os reflexos destas publicações na formação docente. A investigação foi conduzida na disciplina Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Está organizado em três seções, além da introdução e das considerações finais. A primeira seção apresenta conceituações de competências identificadas nas literaturas; a segunda destaca os aspectos de competências identificados na LDB; a terceira aponta as características de competências na BNCC. Os resultados do estudo indicam que existe uma tendência na discussão de competências para a formação de professores que requer a necessidade de discussão aprofundada sobre a temática, em particular, considerando a publicação da BNCC.Downloads
Download data is not yet available.
References
ANDRADE, M. do C. F. A formação de Professores para o Ensino Profissional e Tecnológico mediado pela metodologia por competências - a partir dos anos 70. Manaus, 2015. 268 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Disponível em: <http://mpet.ifam.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-MARIA-DO-CARMO.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2018.
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas e ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L. et al (Org). Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 23-35.
BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 4 abr. 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília, DF: MEC/SEF, 1999.
CARVALHO, D. P. de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de professores para a educação básica,Ciênc. educ., v.5, n.2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2>. Acesso em: 4 abr. 2018.
CORDÃO, F. A. Desafios e tendências da Educação Profissional no Brasil - O desenvolvimento de competências profissionais deve proporcionar condições de laborabilidade, Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 60-62, 2009.
DIAS, E. R, LOPES, A. C. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo, Educ. Soc., v.24, n.85, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a04v2485>. Acesso em: 27 mar. 2018.
DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico, Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.14, n.1, 2010, p.73-78.
FERNANDES, D. De que estamos realmente falando quando dizemos que estamos avaliando competências?,Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 42-23, 2009.
FONT, V.; BREDA, A.; SALA, G. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática, Práxis Educacional, v.11, n.19, p. 17-34, 2015.
GASPAR, M. I; Competências em questão: contributo para a formação de professores, Discursos em linha: perspectivas em educação, v.1, n.2, p. 55-71, 2004.
HOLANDA, F. H. de O.; FRERES, H.; GONCALVES, L. P. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações, Revista Eletrônica Arma da Crítica, v.1, n.1, p. 122-135, 2009.
MARCHELLI, P. S. Base Nacional Comum Curricular e formação de professores: o foco na organização interdisciplinar do ensino aprendizagem, Revista de Estudos de Cultura, n. 7, 2017.
MEC. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Brasília, DF, 18 out. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018> . Acesso em: 04 abr. 2018.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RIBAS, T. R. C.; PERITO, M.; ARMONI, G. S.; JUNIOR, S. G. As diferentes dimensões da “competência” na formação do profissional-professor, Revista Educação, v.1, n.2, p.43-49, 2006.
RIOS, T. A. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade, 7 ed., São Paulo: Cortez, 2008.
ROQUE, G. O.; ELIA, M.; MOTTA, C. L. R. da. Uma ferramenta para avaliação de competência baseada em desenvolvimento de projeto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 9., 2004, Manaus. Anais eletrônicos… Manaus: UFAM, 2004. p.100-109. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/311/297> . Acesso em: 20 mar. 2018.
SANTOS, L. L. de C. P; PEREIRA, J. E. D. Tentativas de Padronização do Currículo e da Formação de Professores no Brasil, Cad. Cedes, v. 36, n. 100, p. 281-300, 2016.
STAREPRAVO, A. R. Raciocínio lógico – Uma competência transversal a ser desenvolvida na escola, Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 18-19, 2009.
UNICAMP. Comissão Central de Graduação. Comissão Permanente de Formação de Professores. Manifestação da Comissão Permanente de Formação de Professores da Unicamp sobre a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Campinas, 2017.
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas e ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L. et al (Org). Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 23-35.
BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 4 abr. 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília, DF: MEC/SEF, 1999.
CARVALHO, D. P. de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de professores para a educação básica,Ciênc. educ., v.5, n.2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2>. Acesso em: 4 abr. 2018.
CORDÃO, F. A. Desafios e tendências da Educação Profissional no Brasil - O desenvolvimento de competências profissionais deve proporcionar condições de laborabilidade, Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 60-62, 2009.
DIAS, E. R, LOPES, A. C. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo, Educ. Soc., v.24, n.85, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a04v2485>. Acesso em: 27 mar. 2018.
DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico, Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.14, n.1, 2010, p.73-78.
FERNANDES, D. De que estamos realmente falando quando dizemos que estamos avaliando competências?,Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 42-23, 2009.
FONT, V.; BREDA, A.; SALA, G. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática, Práxis Educacional, v.11, n.19, p. 17-34, 2015.
GASPAR, M. I; Competências em questão: contributo para a formação de professores, Discursos em linha: perspectivas em educação, v.1, n.2, p. 55-71, 2004.
HOLANDA, F. H. de O.; FRERES, H.; GONCALVES, L. P. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações, Revista Eletrônica Arma da Crítica, v.1, n.1, p. 122-135, 2009.
MARCHELLI, P. S. Base Nacional Comum Curricular e formação de professores: o foco na organização interdisciplinar do ensino aprendizagem, Revista de Estudos de Cultura, n. 7, 2017.
MEC. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Brasília, DF, 18 out. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018> . Acesso em: 04 abr. 2018.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RIBAS, T. R. C.; PERITO, M.; ARMONI, G. S.; JUNIOR, S. G. As diferentes dimensões da “competência” na formação do profissional-professor, Revista Educação, v.1, n.2, p.43-49, 2006.
RIOS, T. A. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade, 7 ed., São Paulo: Cortez, 2008.
ROQUE, G. O.; ELIA, M.; MOTTA, C. L. R. da. Uma ferramenta para avaliação de competência baseada em desenvolvimento de projeto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 9., 2004, Manaus. Anais eletrônicos… Manaus: UFAM, 2004. p.100-109. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/311/297> . Acesso em: 20 mar. 2018.
SANTOS, L. L. de C. P; PEREIRA, J. E. D. Tentativas de Padronização do Currículo e da Formação de Professores no Brasil, Cad. Cedes, v. 36, n. 100, p. 281-300, 2016.
STAREPRAVO, A. R. Raciocínio lógico – Uma competência transversal a ser desenvolvida na escola, Revista Aprendizagem, v.12, n. 1, p. 18-19, 2009.
UNICAMP. Comissão Central de Graduação. Comissão Permanente de Formação de Professores. Manifestação da Comissão Permanente de Formação de Professores da Unicamp sobre a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Campinas, 2017.