CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO

Autores

  • BIANCA AMARAL DA CUNHA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE FARIA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0351-0366

Palavras-chave:

Escola, Trabalho, Parâmetros Curriculares Nacionais, Leitura, Chico Bento.

Resumo

A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão.

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Biografia do Autor

BIANCA AMARAL DA CUNHA, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

MESTRE em Língua Portuguesa pelo Profletras/UFMG (2018); ESPECIALISTA em Educação, Juventude e Cidadania pela Funedi/UEMG (2010); GRADUADA em Letras pela Funedi/UEMG (2008). Foi professora de Língua Inglesa do curso de Letras da UEMG - Unidade Divinópolis (2015-2016). Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na E.E. Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Cláudio/MG.

ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE FARIA, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado na PUC-Minas, após concluir outro Pós-Doutorado (PUC-SP, Linguística Aplicada e Ensino de Línguas), Doutorado (USP, Linguística), Mestrado (UFMG, Estudos Linguísticos) e Licenciatura (UFMG, Português) em Letras. Aposentado, continua na UFMG, como professor voluntário. Tem experiência em Linguística do Texto e do Discurso; em Linguística Aplicada ao Ensino, especialmente de Leitura; em Língua Portuguesa; e em Formação de Professores. 

Referências

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

CUNHA, B. A. D., & FARIA, A. A. M. D. (2018). CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0351–0366. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0351-0366

Edição

Seção

Educação