POLÍTICAS PUBLICAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0583-0595Keywords:
Políticas públicas. Formação para o trabalho. Inclusão de deficientes.Abstract
O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa exploratória para uma estratégia de estudo de caso. Nos propomos a investigar: onde estão localizados os programas de formação para o trabalho para pessoas com deficiência-PcD do governo do estado do Pará e quais políticas públicas estão sendo realizadas no estado? Objetivo: Levantar e analisar as políticas públicas de formação para o trabalho do governo do estado do Pará, referente às Pessoas com Deficiência, o estudo foi realizado no período de abril a outubro de 2016. Locus: SEDUC/PA, escolas especializadas da SEDUC e SEASTER. Objeto: Programa de formação para o trabalho de PcD do governo do Estado do Pará. Resultados: foram localizadas três escolas especializadas da SEDUC em Belém que possuem programas de formação para o trabalho, assim como, parceria com o sistema “S” e o Centro de Inclusão e Cidadania-CIIC, contradições entre as políticas públicas do governo do estado do Pará/práticas pedagógicas dos professores/discurso da legislação. A teoria das contradições, foram fundamentadas em Marx(1982), com base no materialismo histórico dialético. Conclusão: Podemos constatar uma forte contradição entre as políticas públicas de formação para o trabalho do governo do estado do Pará e as legislações vigentes, visto que, o estado não possui regulamentações específicas para a formação profissional das pessoas com deficiência, incluindo essas pessoas nas cotas de programas oferecidos às pessoas não deficientes.Downloads
Download data is not yet available.
References
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S.(Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais – Campinas, SP: Alinea 2012.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método socioló-gico da linguagem – São Paulo: Hucitec, 2012.
BENJAMIN, Janete. Inclusão no trabalho de pessoas com deficiência: um estudo da APAE de Barcarena-PA. Disser-tação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Pará. Belém-PA: UFPA, 2013.
BIANCHETTE, Lucídio. In/Exclusão no trabalho e na educação: Aspectos mitológicos, históricos e conceituais-Campinas-SP: Papirus, 2011.
BRASIL. Lei nº 9394 de 06 de dezembro de 1996. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
_______. Lei nº 8213 de 24 de julho de 1991. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
_______. Resolução nº 02 de 11 de setembro de 2001. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais-São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre a educação e estrutura econômico-social capitalista – São Paulo: Cortez, 2010.
GAMBOA, Sílvio Sanchez. SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade, 1 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MACIEL, Carina Elizabeth; KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães. Políticas Sociais, políticas de inclusão? In: KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães (org.). Diálogos com a diversidade: sentidos da inclusão -Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas – São Paulo: Cortez, 1999.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, J. C. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth. (Org.). Abordagens Teóricas e Construções Metodológicas na Pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, 2011, v. 1, p. 167-186.
_______Saberes, imaginários e representações na construção do saber-fazer educativo de professores/as da educa-ção especial. 2 ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2005
________. Reflexões sobre o método dialético de Marx e a sua contribuição para a educação popular. João Pessoa: UFPB, 1993 (mimeo).
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica – São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas – São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados- São Paulo: Atlas, 2011.
NETO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx-São Paulo: Expressão Popular, 2011.
UNESCO, Declaração de Salamanca sobre os princípios, política e prática em educação especial. In Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. São Paulo: USP. 16/11/1998.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método socioló-gico da linguagem – São Paulo: Hucitec, 2012.
BENJAMIN, Janete. Inclusão no trabalho de pessoas com deficiência: um estudo da APAE de Barcarena-PA. Disser-tação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Pará. Belém-PA: UFPA, 2013.
BIANCHETTE, Lucídio. In/Exclusão no trabalho e na educação: Aspectos mitológicos, históricos e conceituais-Campinas-SP: Papirus, 2011.
BRASIL. Lei nº 9394 de 06 de dezembro de 1996. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
_______. Lei nº 8213 de 24 de julho de 1991. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
_______. Resolução nº 02 de 11 de setembro de 2001. Disponível em planalto.gov.br. Acesso em 16 de janeiro de 2017.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais-São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre a educação e estrutura econômico-social capitalista – São Paulo: Cortez, 2010.
GAMBOA, Sílvio Sanchez. SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade, 1 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MACIEL, Carina Elizabeth; KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães. Políticas Sociais, políticas de inclusão? In: KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães (org.). Diálogos com a diversidade: sentidos da inclusão -Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas – São Paulo: Cortez, 1999.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, J. C. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth. (Org.). Abordagens Teóricas e Construções Metodológicas na Pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, 2011, v. 1, p. 167-186.
_______Saberes, imaginários e representações na construção do saber-fazer educativo de professores/as da educa-ção especial. 2 ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2005
________. Reflexões sobre o método dialético de Marx e a sua contribuição para a educação popular. João Pessoa: UFPB, 1993 (mimeo).
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica – São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas – São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados- São Paulo: Atlas, 2011.
NETO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx-São Paulo: Expressão Popular, 2011.
UNESCO, Declaração de Salamanca sobre os princípios, política e prática em educação especial. In Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. São Paulo: USP. 16/11/1998.
Downloads
Published
2018-12-21
How to Cite
Silva, G. P. da, Oliveira, I. A. de, & Benjamin, J. (2018). POLÍTICAS PUBLICAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0583–0595. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0583-0595
Issue
Section
Diversos