EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622Keywords:
Educação. Políticas de ações afirmativas. Cotas sociorraciais.Abstract
O presente artigo analisa a composição sociorracial dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Governador Valadares. O objetivo é identificar o perfil dos discentes com relação aos critérios de cor/raça e condição socioeconômica. O IFMG garante, em seu processo seletivo, reserva de vagas para candidatos oriundos de escola pública, negros e de baixa renda, conforme a Lei nº 12.711/2012. A eficácia das ações afirmativas de ingresso de estudantes nas instituições públicas federais de ensino deve ser verificada através de políticas institucionais de acompanhamento dos alunos ingressantes pelo sistema de cotas. Dessa forma, reunimos e analisamos dados dos estudantes, através das informações cadastradas no sistema de registro acadêmico (Conecta), que constituem importantes fontes para o acompanhamento e avaliação das políticas institucionais do IFMG, de modo geral, e mais especificamente do campus Governador Valadares, relacionadas à inclusão socioeconômica e racial da população local e regional. Os resultados alcançados comprovam, de certa forma, o atendimento às políticas de ação afirmativa, mas apontam também importantes disparidades socioeconômicas e raciais entre os cursos ofertados. Este artigo contribui para a análise e acompanhamento das políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições públicas de ensino, especialmente os Institutos Federais.Downloads
Download data is not yet available.
References
AMARAL, Ernesto Friedrich de Lima et al. Análise do perfil dos alunos ingressantes na UFMG pela iniciativa do bônus sociorracial. Teoria e sociedade, nº 20.1, p. 85-117, jan./jun. 2012.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>. Acesso em: 20 nov. 2017.
HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(Suplemento), p. 57-65, 2002.
MOSCHEN, Ires Maria Pizetta; SANTOS JUNIOR, Wilson Camerino dos; BACHETI, Luciane Serrate Pacheco. Cotas e diversidade(s): discutindo inclusão a partir da dignidade humana. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/cnafricab/article/view/10201/6930>. Acesso em: 10 ago. 2017.
WANDROSKI, Silvana Francescon; COLEN, Fernanda Ruschel Cremonese. As ações afirmativas para ingresso de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. O Social em Questão, Ano XVII, nº 32, p. 165-182, 2014.
ZIVIANI, Denise; ESTEVAM, Vanessa. O estudo da representatividade racial e de gênero nos cursos de licenciatura dos Institutos Federais de Minas Gerais. Laplage em Revista, Sorocaba, vol.2, n.3, p. 84-99, set./dez. 2016.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>. Acesso em: 20 nov. 2017.
HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(Suplemento), p. 57-65, 2002.
MOSCHEN, Ires Maria Pizetta; SANTOS JUNIOR, Wilson Camerino dos; BACHETI, Luciane Serrate Pacheco. Cotas e diversidade(s): discutindo inclusão a partir da dignidade humana. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/cnafricab/article/view/10201/6930>. Acesso em: 10 ago. 2017.
WANDROSKI, Silvana Francescon; COLEN, Fernanda Ruschel Cremonese. As ações afirmativas para ingresso de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. O Social em Questão, Ano XVII, nº 32, p. 165-182, 2014.
ZIVIANI, Denise; ESTEVAM, Vanessa. O estudo da representatividade racial e de gênero nos cursos de licenciatura dos Institutos Federais de Minas Gerais. Laplage em Revista, Sorocaba, vol.2, n.3, p. 84-99, set./dez. 2016.
Downloads
Published
2018-12-21
How to Cite
Sousa, G. G. de, & Viegas, V. R. (2018). EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0608–0622. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622
Issue
Section
Educação