MARKETING DE LUGARES E O IMPACTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NA COMUNIDADE DE PATRIMÔNIO DA PENHA NO MUNICÍPIO DE DIVINO DE SÃO LOURENÇO-ES

  • Laise Maria Grillo Ridolphi Nery Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Mayune Thomé Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Thailainy Massucato de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Elisângela Freitas da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0003-1627-6266
Palavras-chave: Marketing de Lugares, Atividade Turística, Comunidade Patrimônio da Penha

Resumo

A pesquisa aborda o turismo na comunidade de Patrimônio da Penha e a possibilidade de exploração deste segmento econômico, com identificação de estratégias de marketing para atrair novos turistas, levando em consideração a infraestrutura local. Ressalta-se a constante necessidade de conhecer os aspectos mais relevantes para o desenvolvimento de determinadas regiões, bem como a contribuição do marketing para a revitalização do local mudando a perspectiva das pessoas. O objetivo da pesquisa é investigar se há desenvolvimento de estratégias que incentivam e atraem atuais e possíveis usuários de seus bens e serviços, nesta comunidade distrito do município de Divino de São Lourenço-ES. A metodologia foi definida como descritiva e a abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e realização de uma entrevista aplicada aos moradores, empreendedores e visitantes da comunidade situada no município de Divino de São Lourenço-ES. Após a realização das entrevistas, foram apurados os resultados permitindo uma análise e discussão dos mesmos. Com os resultados obtidos foi possível identificar aspectos quanto aos processos de divulgação da comunidade estudada, quanto à postura dos moradores e visitantes frente a preservação local e também a problemas de observados que afetam o crescimento e desenvolvimento da comunidade estudada.

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Biografia do Autor

Laise Maria Grillo Ridolphi Nery, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Graduanda em Administração pela UEMG Unidade Carangola (2016-atual); Estagiária no Setor de Licitação na Prefeitura de Dores do Rio Preto-ES (2018-atual).
Mayune Thomé, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Graduanda em Administração pela UEMG Unidade Carangola (2016-atual); Estagiária na Instituição Financeira Banestes (2017-atual).
Thailainy Massucato de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Graduanda em Administração pela UEMG Unidade Carangola (2016-atual); Estagiária no Setor de Agricultura na Prefeitura de Dores do Rio Preto-ES. (2018-atual).
Elisângela Freitas da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Possui Mestrado em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL (2015), Pós-graduação em Gestão e Estratégia de Marketing pela Faculdade Internacional Signorelli - FISIGI (2013), Graduação em Administração pelas Faculdades Vale do Carangola - FAVALE, campus fundacional agregado à Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2010), Registro no Conselho Regional de Administração de Minas Gerais - CRA/MG Nº 01-045561. Fez parte do corpo docente das Faculdades Vale do Carangola FAVALE - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, no Curso de Administração (2012 - 2013). Foi professora no projeto PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Curso Técnico em Contabilidade (2013 - 2015). Atuou como Gerente Administrativo numa granja do setor suinícola em Faria Lemos - MG (2013 - 2016). Foi professora na Educação Básica de Ensino Técnico, Curso Técnico em Administração (2017). Pesquisadora em Informação, Gestão e Inteligências em Organizações - Fundação Pedro Leopoldo - FPL (2015 - 2018). Coordenadora e Professora do Curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Unidade Carangola (2016 - atual).

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
GRILLO RIDOLPHI NERY, L. M.; THOMÉ, M.; MASSUCATO DE SOUZA, T.; FREITAS DA SILVA, E. MARKETING DE LUGARES E O IMPACTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NA COMUNIDADE DE PATRIMÔNIO DA PENHA NO MUNICÍPIO DE DIVINO DE SÃO LOURENÇO-ES. REVES - Revista Relações Sociais, v. 2, n. 4, p. 0556-0568, 30 out. 2019.
Seção
General Papers/Artigos