ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA SERRA DO CAPARAÓ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0569-0580

Keywords:

Estratégias de marketing. Marketing de lugares. Turismo

Abstract

RESUMO. Tendo em vista a forte influência do marketing sobre as decisões dos consumidores, o marketing de imagem, de atrações, de infraestrutura e de pessoas são algumas das estratégias que podem ser desenvolvidas para obter os resultados. Marketing de lugares colabora para o desenvolvimento econômico de uma região, mostrando que a ferramenta quando bem implementada atrai interesses diversos potencializando e agregando valor ao lugar, fazendo com que seu público alvo tenha interesse em conhecer o produto. O estudo tem como objetivo identificar as estratégias de marketing realizadas pelo setor público e privado para o desenvolvimento dos municípios de Alto Caparaó, Dores do Rio Preto e Espera Feliz, mais especificamente verificar a atuação, identificando assim as ações realizadas e sugerir quais ainda poderiam ser aplicadas. A metodologia aplicada foi definida como, quanto aos fins, descritiva, quanto aos meios, qualitativa, com pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com roteiro estruturado, com os Secretários de Turismo dos três municípios. Como resultado, os entrevistados relataram ações desempenhadas pelos municípios que impactam direta e indiretamente no desenvolvimento socioeconômico local da região. Foi constatado que os municípios têm uma forte parceria para juntos fortalecerem o turismo de toda a região e ressaltado ser importante manter os turistas o maior tempo possível, inclusive desfrutando de todos os atrativos disponibilizados, contribuindo com o crescimento de satisfação à todas as esferas comerciais dos municípios.

 

ABSTRACT. Given the strong influence of marketing on consumer decisions, image, attraction, infrastructure, and people marketing are some of the strategies that can be developed to deliver results. Place marketing contributes to the economic development of a region by showing that the tool, when well-implemented, attracts a variety of interests, enhancing and adding value to the place, making its target audience interested in getting to know the product. The study aims to identify the marketing strategies carried out by the public and private sector for the development of the municipalities of Alto Caparaó, Dores do Rio Preto and Espera Feliz, more specifically to verify the performance, thus identifying the actions taken and suggesting which ones could still be applied. The methodology applied was defined as descriptive as to means, qualitative, with bibliographic research and interviews with structured script, with the Secretaries of Tourism of the three municipalities. As a result, respondents reported actions taken by municipalities that directly and indirectly impact local socioeconomic development in the region. It was noted that the municipalities have a strong partnership to strengthen tourism throughout the region and stressed that it is important to keep tourists as long as possible, including enjoying all the attractions available, contributing to the growth of satisfaction to all business spheres of the counties.

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Author Biographies

Rafael Neves Machado, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola

Ivonete Faria Castelani, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola

Paulo Roberto Cunha Junior, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola

Elisângela Freitas da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola

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Published

2019-11-08

How to Cite

Neves Machado, R., Faria Castelani, I., Cunha Junior, P. R., & Freitas da Silva, E. (2019). ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA SERRA DO CAPARAÓ. REVES - Revista Relações Sociais, 2(4), 0569–0580. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0569-0580

Issue

Section

General Papers/Artigos

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