LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0024-0037

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação, Diversidade étnico racial, Políticas públicas, Pano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Resumo

O presente artigo é o resultado de um estudo feito no curso de MBA - Gestão no Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem como escopo a temática da legislação brasileira e das ações desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias gaúchas, visando à diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida através de uma análise comparativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de seis IES deste Estado, sendo três delas públicas e três comunitárias. Para tanto nos valemos da metodologia atinente à análise textual discursiva a fim de verificarmos a forma como as IES trabalham na perspectiva das ações voltadas às questões étnico-raciais, e se estas levam em consideração o que é preconizado na legislação brasileira a este respeito. 

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Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Simões, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1995), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2000) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2013). Professor Adjunto e Coordenador Adjunto dos Cursos de Licenciatura em História, Letras Português, Letras Inglês e Geografia, da Universidade Luterana do Brasil. 

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Publicado

2020-06-20

Como Citar

Simões, R. L. (2020). LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS. REVES - Revista Relações Sociais, 3(3), 0024–0037. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0024-0037

Edição

Seção

General Papers/Artigos