DISCUSSÕES ACERCA DO DISCURSO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO: A FABRICAÇÃO DO CORPO MAGRO NA REVISTA ANAMARIA

  • Suélem do Sacramento Costa de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Bárbara Hees Garré Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Palavras-chave: Relações de poder. Corpo. Discurso midiático.

Resumo

Esse trabalho situa-se em problematizar  algumas discursividades que circulam na mídia contemporânea e que fabricam o que parece ser o modelo estético vigente na atualidade, onde os corpos “devem” ser magros. Compreende-se que os corpos dos sujeitos são produzidos pelas e nas relações de poder em que estão engendrados. Toma-se como corpus empírico as reportagens da seção “Dieta” de alguns exemplares das edições semanais da revista AnaMaria, que é uma mídia impressa que operacionaliza um processo de subjetivação que funciona de um modo sutil e convidativo. Compreende-se a mídia como uma pedagogia cultural, que educa e fabrica sujeitos para além da escola. O referencial teórico e metodológico da pesquisa são alguns conceitos do filósofo Michel Foucault utilizados como ferramentas de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suélem do Sacramento Costa de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestre em Educação e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2018), Especialista em Controladoria - Anhanguera Educacional (2009), Bacharel em Economia - Universidade Federal de Pelotas (2005). Servidora Pública Federal lotada no IFSul-Câmpus Pelotas, Técnico Administrativo em Educação de Nível Superior, cargo Economista e Licencianda em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas.

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professora do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e da Licenciatura em Computação do Instituto Federal SUL-Rio-Grandense Câmpus Pelotas. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Mestre em Educação em Ciências (2011) na mesma Instituição. Coordenadora do GEEJS (Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Juventude e Subjetividade). Pesquisadora do GEECAF (Grupo de Estudos em Educação Cultura, Ambiente e Filosofia - FURG). Coordenadora Institucional do PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência). Principais temáticas de trabalho: Educação, Filosofia, Juventude, Educação Ambiental e Artefatos Midiáticos.

Publicado
2020-01-14
Como Citar
MORAES, S. DO S. C. DE; GARRÉ, B. H. DISCUSSÕES ACERCA DO DISCURSO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO: A FABRICAÇÃO DO CORPO MAGRO NA REVISTA ANAMARIA. REVES - Revista Relações Sociais, v. 3, n. 1, p. 0028-0034, 14 jan. 2020.
Seção
General Papers/Artigos