O caderno escolar como artefato de pesquisa no sul do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss3pp13816-01e

Palavras-chave:

Ensino. Caderno Escolar. Questões Étnico-Raciais.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, cujo objetivo é mostrar um possível delineamento metodológico sobre a abordagem dos conteúdos étnico-raciais, tendo os cadernos escolares usados por alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental como artefato empírico da pesquisa. Para a escrita deste artigo julgamos adequado utilizar a abordagem qualitativa numa perspectiva metodológica amparada em autores e autoras que abordam a análise de cadernos escolares em suas temáticas, trata-se, portanto, de uma abordagem bibliográfica, e que tem nos Estudos Culturais e Grupo Modernidade e Colonialidade sua lente teórica de investigação entre outros autores que perpassam este campo de estudo. Os resultados desta visa trazer ao contexto educacional local, e de modo geral em nossa sociedade reflexões, e ações a respeito da aplicabilidade da Lei Nº 11.645/2008 com relação a educação das relações étnico-raciais. As reflexões aqui postas apontam que o caderno escolar pode ser um importante material empírico de pesquisa sobre as questões étnico-raciais no Sul do Amazonas, especificamente na rede municipal de ensino de Humaitá.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

Santos, J. F. dos, & Alves, M. I. A. (2022). O caderno escolar como artefato de pesquisa no sul do Amazonas. REVES - Revista Relações Sociais, 5(3), 13816–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss3pp13816-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos