Bichas pretas afeminadas: do silenciamento na escola a solidão na vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp03001-03011

Palabras clave:

Visibilidade. Masculinidades Negra. Dissidências. Direitos. Bicha Preta Afeminada

Resumen

Nos últimos quinze anos houve uma articulação progressista entre as políticas públicas que deram visibilidade a temáticas que uma parte significativa da sociedade brasileira gostaria de ver invisível: o uso social de nomes para travestis e trans, profissionalização e saúde da comunidade LGBTQI+, masculinidades e feminilidades dissidentes, os direitos e um processo de emancipação das pessoas negras, o acesso às universidades, os quais permitiram a construção de novas narrativas. Os Conselhos ligados aos grupos representantes dessas dissidências, organizados, exerceram pressão e conquistaram direitos que pareciam irreversíveis. Entretanto, o governo conservador instalado em 01 de janeiro de 2019, paralisou debates fundamentais que parecem relegados mais uma vez a clandestinidade. Entre estas temáticas, uma que perturba por ser a articulação de subalternidades e opressões diz respeito à construção das masculinidades negras, e o não lugar da bixa preta afeminada. A pesquisa está sendo realizada por meio da articulação de métodos que envolvem a etnografia escolar, a revisão bibliográfica e roteiro para entrevista focal. Até o momento, as indicações são de que a escola “invisibiliza” a sociedade ridiculariza, a polícia violenta e as ausências matam.

 

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Publicado

2020-11-30

Cómo citar

Hilário, R. A., & Dias Pereira, W. G. . (2020). Bichas pretas afeminadas: do silenciamento na escola a solidão na vida. REVES - Revista Relações Sociais, 3(4), 03001–03011. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp03001-03011

Número

Sección

General Papers/Artigos