A visibilidade transgênero no Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp09001-09011

Palabras clave:

Transgêneros, Transexuais, Cultura Participativa, Instagram, Influenciadores

Resumen

Estimulado pelo surgimento de dispositivos portáteis e acessíveis como smartphones equipados com câmeras digitais, o sujeito da contemporaneidade acessa e cria conteúdos de maneira autônoma, motivado, à princípio, pela maleabilidade e instantaneidade desses novos aparatos tecnológicos. Visto que os antigos modos de se criar produtos midiáticos priorizavam apenas retratar padrões tradicionalistas e invisibilizavam a existência da transgeneridade ou do transativismo, surge um movimento independente, dentro das redes sociais, que através de imagens e textos, vai legitimar a presença transgênero no convívio social. Esse estudo objetivou traçar um panorama da quantidade de perfis que atualmente abordam tais questões, dentro do Instagram, e que encontram-se produzindo para este público específico. Através do uso da Netnografia, a pesquisa resultou na observação de duas personalidades de relevância na plataforma, e a partir deste recorte, constatou-se que a necessidade de ocupação desses espaços on-line reside no desejo de inspirar seus seguidores a assumirem suas identidades de gênero e lutarem por sobrevivência também fora da Internet.

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Publicado

2020-11-30

Cómo citar

Silva, L. C. C. (2020). A visibilidade transgênero no Instagram. REVES - Revista Relações Sociais, 3(4), 09001–09011. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp09001-09011

Número

Sección

General Papers/Artigos