Percepções e expectativas dos formadores e formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene

Autores/as

  • Isabel Vasco Mamude Mataruca Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente-General Armando Emilio Guebuza (ISEDEF) https://orcid.org/0000-0001-5073-3147

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp12375-01-15e

Palabras clave:

Formação de professores, Expectativas, Prática docente, Ensino

Resumen

Este estudo, de carácter exploratório e descritivo, foi desenvolvido com recurso ao paradigma interpretativista, seguindo uma abordagem qualitativa, integrando 54 participantes, distribuídos por dois grupos distintos: (i) formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene e (ii) formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene. O presente artigo tem como objectivo debater as percepções e expectativas dos formadores e formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de Formação de professores do ensino primário e educadores de adultos. As vozes dos sujeitos entrevistados, dos grupos de formadores e formandos, sinalizam que há percepções e expectativas específicas de cada grupo que são vistas em ângulos diferentes. Os formadores estão conscientes da pressão que existe sobre o sistema educativo moçambicano, daí que no processo de ensino e aprendizagem demonstram muita preocupação com a qualidade do produto final a apresentar à sociedade. Entretanto, os formandos participantes neste estudo são unânimes no elogio ao desempenho profissional e à actuação dos seus formadores. Neste contexto, um grande desafio é colocado ao Instituto de Formação de Professores de Chongoene para preparar profissionais competentes, reflexivos, proactivos orientados para a profissionalização da actividade docente o que pressupõe a adaptação da sua cultura organizacional à administração e gestão de um curso flexível.

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Publicado

2021-05-04

Cómo citar

Mataruca, I. V. M. (2021). Percepções e expectativas dos formadores e formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene . REVES - Revista Relações Sociais, 4(2), 12375–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp12375-01-15e

Número

Sección

General Papers/Artigos