Análise de estratégias didáticas propostas por um periódico brasileiro para o ensino de genética, nos anos de 2017 a 2021

Autores

  • Larissa Braga Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Brasil
  • Lucas Marinho da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Brasil
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1517-8931
  • Fernanda Prieto Bruckner Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp15056-01e

Palavras-chave:

Atividades Complementares de Genética, Ensino de Ciências, Metodologias Alternativas de Ensino, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O ensino de Genética nas escolas é desafiador. Apesar de tratar de temas contemporâneos com aplicação direta na sociedade, os conteúdos são considerados abstratos e complexos, exigindo diversas competências para seu entendimento. As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de genética podem ser minimizadas pelo uso de metodologias diferenciadas de ensino. O presente trabalho analisou as publicações da seção “Materiais Didáticos” da revista “Genética Na Escola”, de 2017 a 2021. Foram analisados 37 artigos de acordo com seu o seu público-alvo, estratégias didáticas propostas, conteúdos trabalhados e presença de interdisciplinaridade. Com base na análise, verificou-se a existência de diversas propostas para o ensino médio e superior, e um número menor para o ensino fundamental. As publicações trazem estratégias didáticas diferenciadas voltadas para o ensino de temas diversos em genética, o que demonstra a relevância da utilização de materiais de apoio para os professores, como a revista “Genética na Escola”.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Rodrigues, L. B., Silva, L. M. da, Costa, F. de J., & Bruckner, F. P. (2022). Análise de estratégias didáticas propostas por um periódico brasileiro para o ensino de genética, nos anos de 2017 a 2021. REVES - Revista Relações Sociais, 5(4), 15056–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp15056-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos