POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO

Autores/as

  • Rosimeri da Silva Pereira ROSIMERI DA SILVA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO rosimerisp@yahoo.com.br
  • Izoni Souza Trindade SECRETARIA MUNICIPAL DE HUMAITÁ/AM

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0101-0110

Palabras clave:

Políticas Públicas, Formação de professores, estágio probatório.

Resumen

O artigo trata do olhar docente sobre formação continuada vinculada ao processo de EstágioProbatório, tendo como referência o Programa de Formação de Profissionais da EducaçãoPública (PFPEP) instalado na rede estadual de ensino amazonense. O estudo se ampara nametodologia qualitativa tendo por base a observação de entrevistas desenvolvidas em 5 escolassediadas num dos municípios do Estado do Amazonas. A investigação apresenta como eixo oconjunto de legislação Estadual e Federal, as prerrogativas do Conselho Nacional de Educação,o Programa de Formação Continuada em curso e finalmente a percepção do professorado.Conclui-se que embora tal Política tenha como ponto de partida a ideologia da melhoria dequalidade do ensino por meio do monitoramento e formação dos profissionais da educação, hálimites em ralação ao curso de formação continuada em pauta bem como às condições objetivasde funcionamento das escolas públicas como um todo.

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Biografía del autor/a

Rosimeri da Silva Pereira, ROSIMERI DA SILVA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO rosimerisp@yahoo.com.br

vinculada ao Departamento de Educação da faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro atuo nas seguintes áreas: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, POLITICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.

Citas

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Publicado

2018-05-02

Cómo citar

Pereira, R. da S., & Trindade, I. S. (2018). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0101–0110. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0101-0110

Número

Sección

Diversos