A REESTRUTURAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE EM PATOS DE MINAS/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0297-0313

Palavras-chave:

Educação básica, Trabalho docente, Reestruturação produtiva.

Resumo

 O presente trabalho consiste na concretização de uma pesquisa de Mestrado, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa intitulada “Políticas e Gestão em Educação”. Trata-se do trabalho realizado através de leituras, debates e reflexões desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade – GPTES e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O estudo discute a reestruturação produtiva na esfera educacional e seus impactos no trabalho docente da rede pública estadual de Minas Gerais, a partir de 1990 quando se intensificam as reformas educacionais no Brasil, particularmente em Patos de Minas - MG. Mais especificamente visa discutir os processos de proletarização e precarização do trabalho docente no que se refere à intensificação do trabalho, condições de trabalho e controle sobre o processo de trabalho; contextualizar e reestruturação da educação e do trabalho docente no cenário de mundialização do capital, especialmente no âmbito nacional, face às reformas educacionais dos anos 1990. Tais reflexões estão fundamentadas em uma pesquisa empírica, realizada no município de Patos de Minas/MG. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão teórica acerca da articulação dialética entre educação e trabalho, demonstrando também as modificações ocorridas com o processo de reestruturação produtiva.

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Biografia do Autor

Rosana Mendes Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é mestre em Educação - linha de Políticas Públicas e Gestão em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, natação, deficiências, aprendizagem e desenvolvimento motor, psicomotricidade, reestruturação produtiva do trabalho docente e políticas públicas de educação, metodologia científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Coordena o curso de Educação Física da Faculdade Patos de Minas.

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Sociais (UNESP/Araraquara,1992), Mestre em Sociologia (UNICAMP,1996), Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP,2002), Pós-doutora pela (UNL/Portugal, 2014, apoio Capes). Professora Associado II no INCIS/ UFU. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - INCIS/UFU. Membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais - NUPECS/UFU. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia - LESOC/UFU. Coordenadora o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e sociedade - GPTES/UFU. Membro do HISTEDBR, GT Trabalho, Educação e Formação Humana (PPGED/UFU) e do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp). Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa -IHC/UNL, Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. Membro do Comitê Editorial da Navegando Editores. É autora de "O Controle do Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva do Capital" (CRV, 2011) e coordenadora de "Reestruturação Produtiva, Trabalho e Educação" (Xamã, 2012), Novos Contornos Trabalho, Educação e Alienação (2013), além de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Coordenadora da equipe de investigadores brasileiros no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica entre o Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) e a UFU, junto ao PPGED/UFU, e ao INCIS/UFU no período: 2014 - 2019. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, trabalho, educação, qualificação profissional, formação docente e movimentos sociais. Pesquisadora CNPq/PQ. 

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Maciel, R. M., & Previtali, F. S. (2018). A REESTRUTURAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE EM PATOS DE MINAS/MG. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0297–0313. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0297-0313

Edição

Seção

Trabalho