GERINDO A TRANSIÇÃO: ESTRATÉGIAS DE EXPLORAÇÃO NO PROCESSO PARA SER LIDER

Autores/as

  • Bernardo Almeida Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Centro de Psicologia da Universidade do Porto
  • Catarina Brandão Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Centro de Psicologia da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0002-4305-5605

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss2pp0049-0064

Palabras clave:

Liderança. Processo de transição. TABEIS. Comportamento exploratório.

Resumen

Este estudo tem por objetivo conhecer a vivência do processo de transição para um posto de liderança, explorando e descrevendo as estratégias que os indivíduos adotam para manter ativo o seu comportamento exploratório durante o processo. A investigação tem por base uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas de história de vida, operacionalizadas em dois momentos. Os dados revelam as seguintes estratégias para manter ativo o comportamento exploratório: desenvolver competências; atividades de relaxamento; autorreflexão; estar próximo dos colaboradores; e suporte de familiares, amigos e pares. Baseado na Theory of Attachment Based Exploratory Interest Sharing, o estudo assume a importância de se investir na análise das dinâmicas exploratórias e desenvolvimentais dos líderes e dos seus contextos com vista a potenciar a qualidade e a eficácia da liderança nas organizações.

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Publicado

2020-04-10

Cómo citar

Almeida, B. ., & Brandão, C. . (2020). GERINDO A TRANSIÇÃO: ESTRATÉGIAS DE EXPLORAÇÃO NO PROCESSO PARA SER LIDER. REVES - Revista Relações Sociais, 3(2), 0049–0064. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss2pp0049-0064

Número

Sección

General Papers/Artigos