O debate de gênero como prática pedagógica: uma análise das produções acadêmicas sobre igualdade de gênero nas escolas entre 2003 a 2014

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp14001-14017

Mots-clés :

gênero, feminismo, educação, ensino fundamental.

Résumé

 A proposta do presente trabalho é apresentar e discutir um mapeamento de teses e dissertações produzidas durante o período de 2003 a 2014 a respeito das práticas docente no ensino fundamental sobre igualdade de gênero, um dos temas transversais incluído nos Parâmentros Curriculares Nacionais na década de 90.O objetivo foi através das produções acadêmicas identificar o que os(as) professores(as) estão fazendo a respeito dessa temática em sala de aula. O corpus da pesquisa consiste em um total de 08 publicações referentes ao trabalho de gênero, educação e ensino, sendo 02 teses e 06 dissertações. Após a análise do corpus, conclui-se que há um limitado número de produções acadêmicas, durante o período estudado sobre as práticas docentes referente a igualdade de gênero no ensino fundamental, além de uma formação sem que se trabalhe temáticas como gênero, orientação religiosa por parte do corpo docente, receio por parte dos(as) professores(as) de serem acusados de impulsionar a sexualidade nas meninas e a homossexualidade nos meninos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2020-11-30

Comment citer

Xavier, A. K., Silva de Andrade, A. ., Santos de Lima, L. T. ., Maciel dos Santos, R. ., & Ferreira, B. . (2020). O debate de gênero como prática pedagógica: uma análise das produções acadêmicas sobre igualdade de gênero nas escolas entre 2003 a 2014. REVES - Revista Relações Sociais, 3(4), 14001–14017. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss4pp14001-14017

Numéro

Rubrique

General Papers/Artigos