O caso da redução de velocidade nas marginais da cidade de São Paulo como experiência de lutas por ressignificação do espaço urbano
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl6iss4pp17376Palavras-chave:
Teoria do Discurso, Espaço Viário, São Paulo-SPResumo
Sob o principal argumento de proporcionar um trânsito mais seguro, a Prefeitura de São Paulo implementou o Plano de Proteção à Vida (PPV), uma série de medidas para acalmar o trânsito no espaço viário da cidade. Entre elas, uma que gerou consideráveis controvérsias foi a redução dos limites de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê implementada em julho de 2015. Este artigo visa compreender como se deram as lutas pela da redução dos limites de velocidade das marginais tornando possível sua implementação. Para isso, buscaremos identificar quem foram os sujeitos envolvidos, quais discursos defenderam sobre a medida, e como eles se articularam para buscar suas demandas. Sendo esses, então, os objetivos do artigo. Para nossos achados, utilizamos de dados secundários que foram analisados com base em categorias extraídas da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Os resultados apontaram que a cadeia de equivalência formada entre Prefeitura e organizações da sociedade civil foi fundamental para a implementação da medida. E que ela gerou resultados positivos. Embora, a impopularidade dessa política pública ameace sua continuidade.
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