Cinco Pistas, Uma Substância: O lúdico como ferramenta na promoção do Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl7iss1pp18832

Palavras-chave:

Jogo. Lúdico. Ensino. Aprendizagem. Gamificação.

Resumo

Os discentes sentem-se, em sua maioria, desmotivados com as aulas no estilo tradicional. As metodologias ativas são uma oportunidade de trazer uma nova dinâmica para sala de aula, aumentando a interação e o engajamento com a disciplina. Se o aluno está mais interessado seu desenvolvimento melhora naturalmente. No presente trabalho houve a construção do lúdico “Cinco Pistas, Uma Substância”, a sua aplicação para a turma de ensino médio objetivou a revisão e fixação de conteúdos referentes as funções inorgânicas. Para avaliar a efetividade do jogo e a sua jogabilidade a atividade foi aplicada inicialmente a uma turma de licenciatura em química. Os licenciandos avaliaram o jogo, seus pontos positivos e negativos, além de sugerir adaptações. Após realizadas ocorreu a aplicação na educação básica para uma turma de 2º ano do ensino médio. Através de um diário de campo foi possível mensurar a ação competitiva, a colaboração, o desenvolvimento de estratégias, a motivação, a fixação de conteúdos e a avaliação diagnóstica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Dias , G. L., & Almeida, J. C. de L. de. (2024). Cinco Pistas, Uma Substância: O lúdico como ferramenta na promoção do Ensino de Química . REVES - Revista Relações Sociais, 7(1), 18832. https://doi.org/10.18540/revesvl7iss1pp18832

Edição

Seção

General Papers/Artigos