Cinco Pistas, Uma Substância: O lúdico como ferramenta na promoção do Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl7iss1pp18832Palavras-chave:
Jogo. Lúdico. Ensino. Aprendizagem. Gamificação.Resumo
Os discentes sentem-se, em sua maioria, desmotivados com as aulas no estilo tradicional. As metodologias ativas são uma oportunidade de trazer uma nova dinâmica para sala de aula, aumentando a interação e o engajamento com a disciplina. Se o aluno está mais interessado seu desenvolvimento melhora naturalmente. No presente trabalho houve a construção do lúdico “Cinco Pistas, Uma Substância”, a sua aplicação para a turma de ensino médio objetivou a revisão e fixação de conteúdos referentes as funções inorgânicas. Para avaliar a efetividade do jogo e a sua jogabilidade a atividade foi aplicada inicialmente a uma turma de licenciatura em química. Os licenciandos avaliaram o jogo, seus pontos positivos e negativos, além de sugerir adaptações. Após realizadas ocorreu a aplicação na educação básica para uma turma de 2º ano do ensino médio. Através de um diário de campo foi possível mensurar a ação competitiva, a colaboração, o desenvolvimento de estratégias, a motivação, a fixação de conteúdos e a avaliação diagnóstica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVES - Revista Relações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.