Desafios da liderança na função pública: uma instituição de ensino geral em Songo-Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl7iss2pp20030Palavras-chave:
Desafios. Liderança. Gestão e Escola.Resumo
O presente artigo aborda os desafios da liderança na instituição de ensino geral público em Songo, província de Tete-Moçambique, onde tem como objetivos analisar os desafios da liderança na gestão da Escola, identificar os fatores que influenciam na gestão; levantar as teorias sobre a liderança nas organizações e; propor medidas para melhorar a gestão na escola. Quanto à metodologia, o estudo é qualitativo. O instrumento de recolha de dados foi uma técnica de entrevista estruturada, dirigida aos membros da direcção, pessoal docente e não docente da escola. Os resultados revelaram que a gestão escolar é feita com base nas normas condicionais do Ministério que superintende o setor da educação, existindo casos de algumas ações que contrariam essas normas realizadas pela liderança, que afetam a relação dentro da instituição e com a comunidade. O estudo de liderança que se demonstra predominantemente é democrático, que por sua vez, não tem sido exercido na área financeira, em que a liderança tem sido autocrática nas decisões tomadas. Por conseguinte, foram identificadas como medidas para o melhoramento da gestão da escola, a realização de encontros de natureza pedagógica, bem como o processo comunicativo. Desta feita, constatou-se que os principais desafios da liderança no processo de gestão na instituição de ensino geral público em Songo estão ligados à gestão da área financeira e à comunicação, tanto como o público interno e externo, o que requer um estilo de liderança que permita uma ação conjunta na tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVES - Revista Relações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.