Desafios da liderança na função pública: uma instituição de ensino geral em Songo-Moçambique

Autores

  • Tima Sansão Júnior Ferreira Universidade Aberta ISCED, Moçambique https://orcid.org/0009-0002-0756-2957
  • Adalberto Paulino Falso Armindo Universidade Aberta ISCED, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl7iss2pp20030

Palavras-chave:

Desafios. Liderança. Gestão e Escola.

Resumo

O presente artigo aborda os desafios da liderança na instituição de ensino geral público em Songo, província de Tete-Moçambique, onde tem como objetivos analisar os desafios da liderança na gestão da Escola, identificar os fatores que influenciam na gestão; levantar as teorias sobre a liderança nas organizações e; propor medidas para melhorar a gestão na escola. Quanto à metodologia, o estudo é qualitativo. O instrumento de recolha de dados foi uma técnica de entrevista estruturada, dirigida aos membros da direcção, pessoal docente e não docente da escola. Os resultados revelaram que a gestão escolar é feita com base nas normas condicionais do Ministério que superintende o setor da educação, existindo casos de algumas ações que contrariam essas normas realizadas pela liderança, que afetam a relação dentro da instituição e com a comunidade. O estudo de liderança que se demonstra predominantemente é democrático, que por sua vez, não tem sido exercido na área financeira, em que a liderança tem sido autocrática nas decisões tomadas. Por conseguinte, foram identificadas como medidas para o melhoramento da gestão da escola, a realização de encontros de natureza pedagógica, bem como o processo comunicativo. Desta feita, constatou-se que os principais desafios da liderança no processo de gestão na instituição de ensino geral público em Songo estão ligados à gestão da área financeira e à comunicação, tanto como o público interno e externo, o que requer um estilo de liderança que permita uma ação conjunta na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-20

Como Citar

Ferreira, T. S. J., & Armindo, A. P. F. (2024). Desafios da liderança na função pública: uma instituição de ensino geral em Songo-Moçambique. REVES - Revista Relações Sociais, 7(2), 20030. https://doi.org/10.18540/revesvl7iss2pp20030

Edição

Seção

General Papers/Artigos