O impacto da implementação da tabela salarial única na motivação dos funcionários públicos: casos dos docentes de ensino secundário geral em Caia- Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl8iss1pp21745Resumo
O presente artigo analisa o impacto da implementação da Tabela Salarial Única (TSU) na motivação dos funcionários públicos, com foco nos docentes do ensino secundário geral em Murraça-Caia. O estudo tem como objetivos avaliar os efeitos dessa política na motivação dos professores, descrever o processo de implementação da TSU na função pública, identificar fatores que influenciam a motivação e produtividade docente e propor estratégias de gestão e incentivo para melhorar o desempenho profissional. Com a implementação da TSU e a eliminação da remuneração por horas extras, observou-se uma queda significativa na motivação dos docentes, refletindo diretamente na produtividade das instituições de ensino. A ausência de incentivos financeiros e o baixo reconhecimento profissional resultaram em uma desmotivação generalizada, comprometendo o desempenho pedagógico e a qualidade da educação.
O estudo, de caráter exploratório, adotou uma abordagem mista, combinando a coleta de dados primários (entrevistas e questionários) e secundários (pesquisa bibliográfica e análise documental). A amostra foi composta por 18 docentes, com idades entre 35 e 40 anos, e os dados foram analisados por meio de métodos estatísticos. Os resultados indicam que a implementação da TSU não representou um aumento real nos salários da função pública. Além disso, o processo de implementação revelou-se complexo, sendo influenciado por diversos fatores socioeconômicos e políticos. Embora a pesquisa tenha abrangência limitada, seus achados podem contribuir para o debate sobre políticas públicas que afetam a motivação dos servidores e, consequentemente, sua produtividade.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Publicações 70, 1977.
CÂMARA, P. A gestão estratégica de recursos humanos e os sistemas de recompensas. 2. ed. Lisboa: Quaresma, 2006.
CARVALHO, A. V. de; SERAFIM, O.; BACALHAU, C. Gerenciamento de pessoal. Vol. 2. Lisboa: Iniciativa, 1995.
CHIAVENATO, I. Administração de pessoal: Uma nova função dos recursos humanos nas empresas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHIAVENATO, I. Iniciação à teoria geral da gestão. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CUNHA, C. Guia para administração de pessoas e capital humano. 2. ed. Lisboa: Sílabo, 2010.
ETHIER, G. Administração da excelência na área educacional. 1989. Dissertação (Mestrado não publicada) – Universidade do Canadá.
HERZBERG, F. Novamente: Como engajar colaboradores? Revista Harvard de Negócios, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Plano Social e Económico - Sofala. INEM, 2017.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Métodos de estudo acadêmico. São Paulo: Escolar, 1996.
LAKATOS, E. M. O estudo acadêmico: Princípios de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Procedimentos metodológicos. São Paulo: Atlas, 1982.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Bem-estar no ambiente de trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.
LUCENA, M. D. da S. Estratégia de planejamento e gerenciamento de desempenho para alcançar resultados. São Paulo: Atlas, 2004.
LUNDIN, I. B. Métodos de estudo em ciências sociais. São Paulo: Escolar, 2016.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à gestão. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
MINAMIDE, C. Sistemas de pagamento convencionais e o pagamento estratégico. 2. ed. São Paulo: Escolar, 2008.
NASCIMENTO, A. M. O pagamento. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
SILVA, P. E. A relevância do administrador educacional no ambiente escolar. São Paulo: Escolar, 2008.
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVES - Revista Relações Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.