O impacto da implementação da tabela salarial única na motivação dos funcionários públicos: casos dos docentes de ensino secundário geral em Caia- Moçambique

Autores

  • Arcanjo Heitor Sousa Armindo Universidade Aberta ISCED, Moçambique
  • Adalberto Paulino Falso Armindo Universidade Aberta ISCED, Moçambique https://orcid.org/0000-0001-8300-715X

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl8iss1pp21745

Resumo

O presente artigo analisa o impacto da implementação da Tabela Salarial Única (TSU) na motivação dos funcionários públicos, com foco nos docentes do ensino secundário geral em Murraça-Caia. O estudo tem como objetivos avaliar os efeitos dessa política na motivação dos professores, descrever o processo de implementação da TSU na função pública, identificar fatores que influenciam a motivação e produtividade docente e propor estratégias de gestão e incentivo para melhorar o desempenho profissional. Com a implementação da TSU e a eliminação da remuneração por horas extras, observou-se uma queda significativa na motivação dos docentes, refletindo diretamente na produtividade das instituições de ensino. A ausência de incentivos financeiros e o baixo reconhecimento profissional resultaram em uma desmotivação generalizada, comprometendo o desempenho pedagógico e a qualidade da educação.

O estudo, de caráter exploratório, adotou uma abordagem mista, combinando a coleta de dados primários (entrevistas e questionários) e secundários (pesquisa bibliográfica e análise documental). A amostra foi composta por 18 docentes, com idades entre 35 e 40 anos, e os dados foram analisados por meio de métodos estatísticos. Os resultados indicam que a implementação da TSU não representou um aumento real nos salários da função pública. Além disso, o processo de implementação revelou-se complexo, sendo influenciado por diversos fatores socioeconômicos e políticos. Embora a pesquisa tenha abrangência limitada, seus achados podem contribuir para o debate sobre políticas públicas que afetam a motivação dos servidores e, consequentemente, sua produtividade.

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

Armindo, A. H. S., & Armindo , A. P. F. (2025). O impacto da implementação da tabela salarial única na motivação dos funcionários públicos: casos dos docentes de ensino secundário geral em Caia- Moçambique . REVES - Revista Relações Sociais, 8(1), 21745. https://doi.org/10.18540/revesvl8iss1pp21745

Edição

Seção

General Papers/Artigos