Integração das perspectivas de estudos de implementação de políticas públicas educacionais:

por uma agenda articulada de pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i3.18664

Palavras-chave:

implementação de políticas públicas, política pública, política educacional

Resumo

Este artigo discute as complexidades da implementação de políticas públicas, a partir dos pressupostos teóricos do campo das ciências políticas e da administração pública. Adotando uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, o trabalho enfoca a análise de diferentes modelos teóricos relacionados às gerações de estudos sobre implementação de políticas públicas. O objetivo é ilustrar como cada abordagem teórica contribui para um entendimento singular da implementação de políticas públicas. Com ênfase na educação, o presente artigo utiliza como estudo de caso, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Através da descrição e breve análise dos resultados de estudos realizados sobre o PAIC por diferentes abordagens teóricas, pretende-se demonstrar o potencial de cada modelo em oferecer insights distintos e complementares. Esta revisão multifacetada destaca como a integração de diversas perspectivas teóricas pode enriquecer a compreensão do processo de implementação, revelando tanto os desafios quanto as estratégias eficazes. O estudo conclui enfatizando a necessidade de uma agenda de estudos de implementação de políticas públicas educacionais que considere e integre diferentes modelos analíticos e perspectivas.

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Biografia do Autor

Willer Moravia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Doutorando em Educação pela PUC-Rio, é Mestre em Educação pela mesma universidade, na linha de Educação, Desigualdades e Políticas Públicas. É Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José - RJ, com Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas - PR.

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Publicado

01-09-2024

Como Citar

MORAVIA, W. Integração das perspectivas de estudos de implementação de políticas públicas educacionais:: por uma agenda articulada de pesquisas. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–19, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i3.18664. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18664. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos