A Educação Infantil e a construção identitária das crianças negras

Práticas pedagógicas como forma de aplacar o racismo na Educação Infantil

Autores/as

Resumen

RESUMO: O racismo ainda é recorrente. Porém essas práticas devem ser banidas do processo formativo das crianças, desde a Educação Infantil. Isto porque a escola é um dos principais espaços de vivência e formação da criança, onde elas constroem ideologias. Conhecer as diferenças e respeitá-las é fundamental, logo, há pouca representatividade nas escolas para as crianças negras. É preciso oferecer mecanismos diversos que as representem, assim, objetiva-se, apontar estratégias para a Educação Infantil, visando minimizar os danos causados pelo racismo estrutural durante a formação identitária dessas crianças. Artigos científicos e monografias foram utilizados como aparato metodológico, além de documentos legais. Práticas pedagógicas serão apontadas como forma de aplacar o racismo na educação infantil como atividades relacionadas à diversidade racial, utilização de personagens negros nas estórias infantis, bonecas de diversos estereótipos e fantoches negros. Essas práticas podem ser utilizadas para ensinar as crianças sobre diversidade, respeito e eliminação de ações racistas.

Palavras-chave: Educação Infantil. Criança. Racismo.

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

dos Santos, D., & Ferreira Santos Guanãbens, P. (2021). A Educação Infantil e a construção identitária das crianças negras: Práticas pedagógicas como forma de aplacar o racismo na Educação Infantil. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12913