A prática do estágio na formação docente: um olhar sobre a experiência vivida no CAp - COLUNI/UFV no contexto presencial e remoto, em virtude da pandemia do COVID-19.

Autores

  • Geisevânia Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Túlio Cunha
  • Maik Taylor
  • Yann Costa
  • Leomar Tiradentes

Palavras-chave:

Ensino remoto, Estágio de Geografia, Formação docente

Resumo

O estágio é uma forma de aprendizado e como tal, deve ser feito visando ao máximo preparar o licenciando para lidar com os desafios inerentes da carreira docente. Com base em algumas importantes referências bibliográficas e também toda a nossa trajetória no estágio até aqui, buscaremos nesse texto compartilhar vivências e momentos do cotidiano de quatro estagiários do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O estágio ocorreu no Colégio de Aplicação COLUNI-UFV. Detalharemos nesse breve relato nosso contato direto, pela primeira vez, com a sala de aula de uma escola após nosso ingresso no curso de licenciatura em Geografia pela UFV. Também apresentaremos como ocorreram nossas experiências com os mais variados locais e pessoas que compõem o ambiente escolar, como as áreas comunitárias, as salas de aulas, laboratórios, as salas dos professores, e os próprios professores, alunos e demais profissionais que compõe o corpo administrativo. Além disso, também buscamos trazer nesse relato as mudanças que ocorreram devido à pandemia de COVID-19. Fazendo com que nosso estágio passasse a ser executado, depois de alguns meses paralisados de forma completamente remota via tecnologias digitais e online. Por fim, também faremos uma diferenciação entre a modalidade presencial e remota, destacando os pontos positivos e negativos que acompanham essa mudança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDIA. J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19. p. 20-28. jan-mar. 2002. Disponível em: https://www.

scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.

CAP- COLUNI. Memória CAp- Coluni. Disponível em: https://memoria

coluni.ufv.br/cronologia/. Acesso em: 23 set. 2020.

CAP-COLUNI. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – PPP. Disponível em: http://www.coluni.ufv.br/wp-content/uploads/PPP.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

COLUNI. Conheça o CAp-COLUNI. Disponível em: http://www.coluni.

ufv.br/?page_id=5 . Acesso em: 23 set. 2020.

DTI UFV. CAp-Coluni é a melhor escola pública do país e Cedaf fica entre as mais bem colocadas de Minas em ranking de desempenho no Enem. Disponível em: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=32743&fbclid=IwAR0EgfDXiuGsQjhBLC3fDp2T41k_LjCHazVoQaLr7xfExZOIWqynFgU0epg. Acesso em: 25 set. 2020.

MANFREDI, Sílvia Maria. METODOLOGIA DO ENSINO - diferentes concepções. Papirus, Campinas, v. 1, n. 13, p. 1-6, jun./1996. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1974332/mod_resource/content/1/METODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentes-concep%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, A. M. C. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS. Revista Unar, Araras - SP, v. 7, n. 1, p. 1-12, dez./2013. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_prati ca_estagio.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

DA SILVA MARTINS, G.; CUNHA DA SILVA MOREIRA , M. T.; DA SILVA, M. . T.; NOGUEIRA DA COSTA , Y. .; TIRADENTES, L. A prática do estágio na formação docente: um olhar sobre a experiência vivida no CAp - COLUNI/UFV no contexto presencial e remoto, em virtude da pandemia do COVID-19. . REVISTA PONTO DE VISTA, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01-09, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11602. Acesso em: 13 maio. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência